Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Seminário Institucional do Pibid e PRP debate experiências desenvolvidas nos Programas

Evento destacou a prática no "chão da escola" para a formação docente

por Gabriela Rodrigues publicado: 20/04/2022 16h56, última modificação: 20/04/2022 17h22

Nesta terça e quarta-feira (19 e 20/04) as experiências desenvolvidas ao longo de 18 meses no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e no Programa de Residência Pedagógica  foram compartilhadas e debatidas no Seminário Institucional do PIBID e do PRP, evento com transmissão online pelo canal do YouTube do Ifal.

Acompanhe aqui o primeiro dia e abertura do evento

O evento socializou o conjunto de ações dos dois programas, a partir da seleção ofertada para estudantes de licenciaturas, em 2020. Os programas contemplaram 114 bolsas de iniciação à docência, 98 bolsas de residência pedagógica, 18 bolsas de supervisão, 15 bolsas para preceptores, seis bolsas para coordenações de área, cinco bolsas para docentes orientadores e duas bolsas para coordenação institucional, todas custeadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os dois programas reúnem estudantes e docentes das licenciaturas do Ifal, além dos docentes das redes estadual e municipal de educação.

Na abertura do Seminário, os gestores e docentes participantes destacaram o  estreitamento de laços entre as licenciaturas ofertadas pelo Ifal e as escolas de educação básica da rede pública de ensino, estaduais e municipais, que recebem os professores formados pelo Instituto e que são o cenário para as atividades dos licenciandos envolvidos nas atividades do Pibid e PRP.

O reitor do Ifal, professor Carlos Guedes, destacou o primor na formação oferecida pelo Ifal aos futuros docentes e agradeceu ao governo do Estado de Alagoas pela parceria celebrada com o Instituto. “Esta parceria é fundamental para o nosso crescimento e para continuarmos com a oferta de educação pública de qualidade socialmente referenciada aos que mais precisam. Foram construídas três sedes definitivas graças aos repasses do governo do Estado, numa parceria inédita com a rede federal", celebrou o reitor.

No evento de abertura, a professora Regina Brasileiro proferiu a palestra: Pibid e PRP: espaços de diálogo entre a educação básica e a formação docente em Alagoas, em que abordou o papel da escola como um lócus de convivência e prática fundamentais à formação dos futuros profissionais. A professora abordou aspectos da educação libertadora, dialógica, problematizadora e conscientizadora, trabalhada como pilar da formação docente, sobretudos nas experiências proporcionadas pelo Pibid e pelo PRP.

O seminário seguiu com grupos de trabalho temáticos e foi encerrado pela palestra da professora Márcia Candeia Rodrigues, do PRP da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Na palestra Formação Inicial Docente: debates sobre políticas públicas, a professora destacou a garantia constitucional que todos os cidadãos têm do acesso à educação pública e de qualidade. "Educação não é mercadoria. E são as políticas de Estado, e não as de governo que devem mantê-la como um direito público e acessível".

Acompanhe aqui o segundo dia e encerramento do evento