Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Semana de Biologia movimenta Ifal Maceió e promove interação entre alunos do ensino médio e superior

Estudantes de escolas estaduais também prestigiaram o evento
por Gabriela Rodrigues publicado: 29/09/2023 14h49, última modificação: 29/09/2023 15h39
Exibir carrossel de imagens Alunos e docentes participantes da semana de Biologia

Alunos e docentes participantes da semana de Biologia

Uma verdadeira celebração à ciência, à vida, ao meio ambiente e à sustentabilidade: a  XV Semana da Biologia, evento interdisciplinar organizado por docente e alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas, movimentou o Ifal Maceió, promovendo no campus troca de conhecimento, interação entre alunos e conscientização sobre conservação e educação ambiental, tema que foi o "carro chefe" do evento.

Alunos da escolas estadual José Correia da Silva Titara apresentaram projeto no campus MaceióO evento, que aconteceu em vários espaços do Instituto de 26 a 28 de setembro, envolveu alunos e pesquisadores do Ensino Médio Integrado e do Ensino Superior reunidos em palestras, oficinas, exposição científica, minicursos, mesa redonda, concursos de fotografia, ilustração biológica e escultura reciclável e demonstração de experiências práticas. Além de alunos do campus Maceió e outros campi do Ifal, a Semana contou com a presença de estudantes do ensino médio das escolas estaduais Virgínio de Campos, José Correia da Silva Titara e Mota Trigueiros. Além de prestigiarem os eventos científicos da semana, os alunos da escola José Correia da Silva Titara compartilharam com alunos do ensino médio integrado o resultado de projetos na área de educação ambiental.

ExpoBio proporcionou observações em microscópioA coordenadora da Licenciatura em Ciências Biológicas Sheyla Ferreira Coelho, destaca que além de ser um evento multidisciplinar e que favorece e troca de conhecimentos e alunos do ensino superior e do médio integrado, há também a interação entre alunos do Ifal Maceió com os de outros campi e com egressos do Instituto: "Neste ano contamos com vários docentes de outros campi participando de nosso evento como palestrantes, além de trazermos também ex-alunos do nosso curso, que trouxeram suas experiências em pesquisa e pós-graduação. Esta é uma oportunidade de trazer à comunidade os frutos do que o Ifal tem produzido por meio de pesquisa e práticas pedagógicas. Os eventos da Semana fortalecem e divulgam o nosso curso com os alunos do médio e com a comunidade externa, já que é um evento aberto", avalia a professora.

Interdisciplinaridade e Experiências Práticas

ExpoBio proporcionou observações em microscópioUm dos pontos altos da Semana de Biologia foi a ExpoBio, no pátio do campus, oportunidade na qual os participantes puderam observar estruturas biológicas em microscópios e presenciar experiências práticas promovidas pelos estudantes da Licenciatura.

A coordenadora da área de Biologia do Ifal Maceió, Ângela Cristina Barros, destacou o diálogo entre diversas áreas do conhecimento como fisiologia, genética, bioquímica, biologia molecular e outras ciências, que podem ser observadas em experimentos e explicadas de forma atrativa como, por exemplo, com o uso de modelos celulares criados e manuseados pelos próprios alunos. "De uma forma mais dinâmica e criativa, vemos que a ciência alia o conhecimento prático ao técnico, e há diferentes áreas do conhecimento que dialogam", observa a professora. O evento também foi marcado pelo concurso de fotografias e pela confecção e defesa de produtos criativos sustentáveis apresentados pelos alunos.

Foto vencedora do concurso de Fotografias da XV Semana de Biologia

Confira o resultado final do concurso de produtos criativos sustentáveis

Confira o resultado final do concurso de fotografias

A XV Semana da Biologia também contou com apresentações do Grupo de Teatro Mandacaru e do Coro Jovem do Ifal. Também houve a exposição de produtos artesanais e peças sustentáveis produzidas por alunos do Curso Integrado de Artesanato/EJA.