Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Robô Lampião ganha identidade com arte em grafitagem

Robô Lampião ganha identidade com arte em grafitagem

Aspectos nordestinos e arte contemporânea “humanizaram” o equipamento

por Gabriela Rodrigues publicado: 03/08/2021 00h46, última modificação: 05/08/2021 13h55

Uma fusão entre ciência, arte e tecnologia em prol da saúde: o robô Lampião, desenvolvido pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Redes Inteligentes - GPRI do Ifal Campus Maceió, ganhou uma “cara nova” ao ser customizado com grafitagem feita pela artista plástica e visual Yara Pão.

Criado em 2020 a partir da observação sobre o risco de contaminação por coronavírus em ambientes frequentados por profissionais de saúde, Lampião agrega a utilização de materiais reaproveitados, como sobras de tubulações hidráulicas, suportes com pequenas rodas para gabinetes de computadores, tampas de ralos e chapas de MDF, com a tecnologia de radiação Ultravioleta – tipo C (raios UV-C) em lâmpadas que, quando acionadas, via controle remoto,  destroem o material genético do vírus, eliminando-o.

Yara Pão foi acompanhada por um dos desenvolvedores do Lampião, o professor Alisson Luiz Nascimento.jpeg

O equipamento ganhou um novo visual moderno, jovial e nordestino ao ser grafitado pela artista  que, em cinco horas de trabalho, utilizando materiais de arte urbana como tinta spray, pincéis e muita criatividade, traduziu o que define como uma conexão entre arte , o design, a tecnologia, a ciência, o conhecimento e a vida. Lampião além de tudo, agora é uma obra de arte, pintado à mão com motivos nordestinos, Lampião é luz, esperança, ciência e tecnologia! É de dar orgulho né?!, comemora a grafiteira, que produziu a arte no Campus Maceió, enquanto conversava com o professor Allisson Luiz Nascimento sobre as funcionalidades de Lampião.

Yara foi convidada pelo GPRI  para humanizar Lampião com uma identidade que o definisse como algo tipicamente nordestino, moderno, mas que chamasse a atenção principalmente dos jovens, dando-lhe uma caraterística mais irreverente e espontânea. ”Criamos algo interessante visualmente, tendo relação com o regional. Há figuras que simulam o couro com linhas aparentes e as cores utilizadas são marrom, com verde e azul, o que dá um aspecto mais moderno e contemporâneo a esta mesma identidade”, explica, honrada pelo convite ter partido de uma instituição pública e de referência em educação.

Yara Pão teve o desafio de dar ao  Lampião um ar moderno e jovem.jpeg

TRAJETÓRIA

Yara Pão  formou-se em Design pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e desde a infância costumava riscar espaços não convencionais. O que era uma brincadeira tornou-se paixão e profissão, expandindo-se quando passou a desenvolver muralismos em Maceió com o grupo de grafitagem MczCrew e, posteriormente, com a exposição Travessias na Pinacoteca Universitária em 2018, onde pôde expor alguns de seus trabalhos mais intimistas, ganhando projeção.

Na universidade, Yara foi bolsista do coletivo de arte Cidade & Signos, projeto de extensão onde, com outros colegas e professores, levou intervenções urbanas para diversos espaços da cidade de Maceió.  A extensão universitária é muito importante pois  gera potencial para os alunos, enriquece a comunidade e agrega valor ao nosso futuro e à instituição, destaca, incentivando a participação dos alunos do Ifal em projetos extensionistas.