Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Representantes do Ifal participam do relançamento da Frente Parlamentar em defesa dos IF´s

publicado: 14/09/2023 14h42, última modificação: 14/09/2023 14h54
Exibir carrossel de imagens Diretor geral do Ifal Maceió Givaldo Oliveira e coordenadora de Relações Internacionais do Ifal Selma Silva Bezerra representaram o Instituto em Brasília

O diretor geral do Ifal Maceió Givaldo Oliveira e a coordenadora de Relações Internacionais do Ifal Selma Silva Bezerra representaram o Ifal, em nome do reitor do Instituto Carlos Guedes, no relançamento da Frente Parlamentar Mista em defesa dos Institutos Federais, no Congresso Nacional, em Brasília-DF. A ocasião mobilizou gestores e representantes de toda a Rede Federal de educação e teve como objetivo dialogar com deputados e senadores sobre ações em defesa dos Institutos Federais (IF), além da busca de apoio na tramitação e aprovação de propostas legislativas para além das questões de recuperação e ampliação do orçamento das instituições.

A proposta que recria a Frente Parlamentar é fruto da articulação política entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Congresso Nacional, por meio do deputado Reginaldo Lopes (PG/MG) presidente da comissão responsável pela mobilização parlamentar em prol dos If´s. A convite do depuitado, os dirigentes da Rede Federal se uniram para uma audiência com o objetivo de sensibilizar o governo prol de pautas e demandas importantes para a consolidação da Rede Federal e da valorização dos estudantes e servidores.

Conheça aqui as propostas do Conif apresentadas aos parlamentares

O diretor do Ifal Maceió, Givaldo Oliveira, falou da importância da Frente Parlamentar para a reconstrução da educação pública no Brasil, que passou por restrições severas e corte de verbas nos últimos anos. Com o apoio do Congresso Nacional, nos fortalecemos para resgatar recursos e recuperar a educação profissional e tecnológica pública, gratuita, de qualidade. São ações como esta que favorecem o desenvolvimento regional, pois os Institutos têm feito diferença nos interiores e em diversas cidades de todo o país”, reforçou o gestor.

Durante a reunião, a presidente do Conif, Leopoldina Veras, também destacou o protagonismo das instituições em levar educação pública, gratuita e de qualidade também para as regiões mais interioranas. “A Rede Federal dá certo. Nós geramos empregos, renda, inovações tecnológicas e desenvolvimento social nas regiões onde existem campi. Por isso, precisamos de apoio do parlamento para consolidar as instituições e valorizar nossos servidores e estudantes”.