Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Reitoria e Ifal Maceió debatem Plano de Necessidades de novo espaço físico para curso de Edificações
conteúdo

Notícias

Reitoria e Ifal Maceió debatem Plano de Necessidades de novo espaço físico para curso de Edificações

Novo prédio do campus será compartilhado com cursos de Estradas e Engenharia Civil

por Gabriela Rodrigues publicado: 12/01/2023 14h24, última modificação: 12/01/2023 17h10
Exibir carrossel de imagens Professores do Ifal Maceió apresentaram necessidades a serem contempladas no novo espaço fisico

Professores do Ifal Maceió apresentaram necessidades a serem contempladas no novo espaço fisico

Equipe técnica da reitoria formada pelo reitor Carlos Guedes, pelo chefe de gabinete Zoroastro Neto e pela pró-reitora de Desenvolvimento Institucional Edja Laurindo recebeu da coordenação do Curso Técnico Integrado de Edificações, do Ifal Maceió, o Plano de Necessidades do novo Espaço Físico do Curso de Edificações, que também irá contemplar o curso técnico de Estradas e o curso de bacharelado em Engenharia Civil. O documento foi entregue e debatido em reunião na Coordenação do curso de Edificações, entre a equipe da reitoria, gestores do campus Maceió e professores dos cursos envolvidos na construção do novo espaço.

Reitor destacou a importância do levantamento para viabilizar recursos junto ao Governo FederalO Plano de Necessidades lista e detalha as demandas por espaços físicos do curso de Edificações do Campus Maceió, e também será apresentado pelos cursos de Estradas e Engenharia Civil, que realizarão atividades em um prédio compartilhado a ser construído no campus Maceió após estudo de viabilidade, elaboração do programa de necessidades e a formalização de um projeto técnico que contemple os três cursos.

O reitor Carlos Guedes falou da importância das coordenações e equipes técnicas dos cursos formalizarem o levantamento de necessidades, passo importante para a articulação e viabilização de recursos junto ao governo federal. "Para reestruturação, adequação e ampliação do espaço físico do Curso de Edificações, que contemple também Engenharia Civil, é necessário um olhar técnico que parta dos nossos professores, não só sobre as necessidades de cada curso mas também sobre onde e de que maneira é possível construir. A partir disso e da obtenção de recursos, podemos avançar com o projeto, que é de longo prazo mas será  mais um avanço para tornar o Ifal Maceió um campus referência", destacou o reitor.

Reitor Carlos GuedesDurante a reunião, a primeira que debate o tema envolvendo equipe técnica da Reitoria e do campus, foram discutidas possibilidades de aproveitamento de espaços físicos do campus, possibilidades de estrutura do novo prédio, segurança e passos importantes para o planejamento da obra. A equipe também debateu a criação de um espaço emergencial e provisório, para acolher as turmas dos próximos semestres, tendo em vista que os atuais espaços do campus apresentam alta ocupação de salas de aula e laboratórios, sendo necessárias alternativas de ampliação e acomodação de novos alunos.

"Pode-se pensar numa construção modular, com material alternativo, mas que sirva como solução até que o prédio definitivo seja erguido, até para que as obras do novo espaço não atrapalhem nem inviabilizem as aulas, que acontecerão em paralelo", explicou o professor e engenheiro Gregory Aguiar, do curso de Estradas.

O grupo continuará em reuniões para avançar com a elaboração do espaço provisório e o projeto de construção definitiva do novo prédio. O próximo encontro acontece no dia 31/01, também na Coordenação de Edificações do Ifal Maceió.