Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Reencontro e expectativas marcam retorno de alunos e docentes ao campus Maceió

Reencontro e expectativas marcam retorno de alunos e docentes ao campus Maceió

por Gabriela Rodrigues publicado: 09/11/2021 11h08, última modificação: 09/11/2021 13h30

A alegria do reencontro, e expectativa diante das mudanças e bastante interação marcaram o retorno presencial de alunos e professores ao campus Maceió nesta segunda-feira (08/11). Representantes de turma e coordenadores de curso foram recepcionados com um café da manhã e momento cultural no estacionamento do campus, seguido de palestra com orientações do setor de Psicologia do campus e  de uma mesa de conversa com esclarecimentos sobre o retorno, no auditório Oscar Sátyro.

Em palestra proferida sobre o impacto emocional da pandemia no processo de ensino/aprendizagem, a psicóloga do campus Ana Amália falou sobre o acolhimento emocional aos estudantes do Ifal e cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia. O setor de Psicologia do Ifal Maceió está disponível para atendimento on-line e presencial. Para entrar em contato, é preciso mandar um e-mail para uma das psicólogas do Campus Maceió: Fernanda Fragoso () ou Telma Gomes ().

Confira aqui o e-book sobre saúde emocional lançado pelo setor de Psicologia do Ifal

A equipe de Psicologia do Ifal também elaborou um formulário para receber informações de estudantes da instituição sobre as condições socioemocionais em que se encontram após o período de isolamento social decorrente da pandemia. Com a iniciativa, a equipe de profissionais pretende fazer um levantamento de dados capaz de auxiliá-los no desenvolvimento de estratégias para o acolhimento emocional do alunado na volta às atividades presenciais.

Qualquer estudante pode participar clicando AQUI. O formulário contém questões simples relacionadas a saúde mental, nível de motivação, sintomas de ansiedade etc. e tem como objetivo aprimorar o atendimento aos alunos.

RETORNO SEGURO E GRADUAL

A Portaria Portaria Nº 3164/IFAL, editada pelo Ifal Maceió, estabelece o retorno presencial como necessário para a conclusão do ano letivo de 2020. Serão ofertados presencialmente os componentes curriculares, que, devido às suas naturezas pedagógicas, não foram ofertados no Ensino Remoto Emergencial, bem como os conteúdos práticos que não puderam ser ofertados em algumas disciplinas do ERE. A autorização de retorno se aplica aos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, aos Cursos Subsequentes e aos Cursos de Graduação, somente para as disciplinas práticas que necessitam da presencialidade no processo de ensino e aprendizagem para a conclusão do Ano Letivo de 2020.

Na mesa de conversa, o diretor geral do Campus, Damião Augusto, o diretor de Ensino, Valdir Soares, e a diretora de Apoio Acadêmico Cleide Calheiros, deram as orientações sobre o retorno, o funcionamento das aulas, e alertaram que parte dos componentes curriculares permanecem ofertados de forma remota. A gestão destaca que, alunos que por algum motivo não tenham condições técnicas, estruturais ou de ambiente para participarem das aulas de maneira remota, informem à situação aos coordenadores de curso ou à Diretoria de Apoio Acadêmico ( ) para que sejam ofertadas condições e espaços, no campus de acesso às aulas.

Os gestores também alertaram para a necessidade de manter o afastamento presencial no caso de servidores e alunos que apresentam comorbidades (de acordo com o previsto na Instrução Normativa nº 90/2021) e no caso da existência sintomas gripais, situação em que será necessário apresentar, posteriormente, atestado médico para registro.