Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal recebe grupo português e apresenta instalações e projetos tecnológicos dos campi Maceió e Marechal Deodoro

Visita exploratório tem como foco parceria para projetos em tecnologia e educação

publicado: 10/08/2022 20h38, última modificação: 11/08/2022 13h47
Exibir carrossel de imagens Equipe da Reitoria e do campus Maceió receberam o CEO Francisco Loureiro e o Diretor de Transformação Digital, João Henrique, da PDM

Gabriela Rodrigues e Acássia Deliê - Jornalistas

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifal, Eunice Palmeira, o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT, Luiz Antonio Félix Júnior, e o sócio da Agência de Tendências e Inovação Mescla, Sávio Carnaúba, reuniram-se com representantes da empresa portuguesa de tecnologias da informação e comunicação PDMFC em uma visita técnica aos campi Maceió e Marechal Deodoro. Estiveram presentes na ocasião o CEO do grupo PDM Francisco Loureiro e o diretor de Transformação Digital da Empresa, João Henrique.

Reuniões traçou possibilidades de parceria para captação de talentos e qualificação de mão d eiobra em tecnologiaA PDMFC é um empreendimento português, que faz parte do grupo PDM SA, o qual possui atualmente 14 empresas no seu portfólio, em sua maioria atuantes no segmento de tecnologia da informação e comunicação, espalhadas em mais de 20 países da Europa e América Latina. Possui cerca de 200 funcionários, destes, 36 atuantes no Brasil.

A visita exploratória da empresa portuguesa a Alagoas tem como objetivo conhecer o ecossistema de inovação e tecnologia local, com o intuito de no futuro se instalar em Maceió. Com isso, deseja formar parcerias com os players locais, como universidades, institutos de pesquisa, governo e Sistema S. Além disso, possui grande interesse na formação em tecnologia de alagoanos e atração de desenvolvedores e engenheiros de software.

No Campus Maceió, a equipe foi recebida pelo diretor do campus Damião Augusto, pelo Diretor de Extensão, Pesquisa, Pós- Graduação e Inovação, Fábio José dos Santos, pelo Chefe de Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Flávio Mota Medeiros, e pelo coordenador estadual do Programa de Olimpíadas Nacionais de Química (CNPq), professor Demétrius Morilla. Em Maceió, a equipe visitou o  Laboratório Compartilhado de Pesquisa e Inovação do Campus Maceió - Colab e o laboratório de Desenvolvimento de Aplicativos.

Na ocasião, a pro-reitora  Eunice Palmeira conduziu uma apresentação sobre a "Jornada da Inovação no Ifal", na qual foram destacados aspectos como perfil e funcionamento da Instituição e a estrutura física de laboratórios de tecnologia e inovação dos campi: Collab, IfMaker, Laboratório de Desenvolvimento de Aplicativos e Espaços 4.0. A equipe do Ifal também colocou em destaque as normas e fluxos de propriedade intelectual e destacou a importância de ferramentas como os portais Mundo do Trabalho e Integra - Portal da Inovação, patra captação de talentos cadastrados pelo Instituto.

Marechal Deodoro

Equipe foi recebida por gestores, pesquisadores e alunos do campus MarcehalNo Campus Marechal Deodoro, o grupo conheceu as instalações dos laboratórios de Análises Químicas, Informática, IF Maker e também a sala da recém-criada incubadora, que vai impulsionar uma empresa turística formada por estudantes do curso técnico em Guia de Turismo.

Em reunião com professores e com a direção do campus, os representantes do grupo PDM SA demonstraram interesse em parcerias para pesquisas acadêmicas e mentorias em projetos na área de Tecnologia da Informação (TI).

O diretor-geral do campus, Éder Souza, ressaltou o bom desempenho de estudantes dos cursos técnicos, superior e das pós-graduações em usar as tecnologias para soluções sociais. “Vários de nossos alunos já foram escolhidos em editais e outras seleções com projetos tecnológicos voltados a resolver problemas sociais, especialmente nas áreas turística e ambiental. Acredito que seria uma ótima parceria promover seleções estudantis, com financiamento para o desenvolvimento desses projetos”, disse Éder.

Reunião tem o intuito de consolidar parceria entre Instituto e grupo Português PDMTambém participaram da visita ao Campus Marechal Deodoro o diretor de Ensino, Rodrigo Lucena; o chefe do Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fábio Castilho; o coordenador de Extensão, Renato Lôbo; o coordenador do Laboratório IF Maker, Dário Nicácio; o secretário do Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais, Altanys Calheiros; e o pesquisador Stoécio Malta, além de estudantes participantes dos projetos envolvidos.

Laboratórios com criações de alunos e pesquisadores do campus Marechal foram visitadas pela equipe