Notícias
Projeto desenvolve controles para "gamificação" de aulas
O uso de “games” interativos na rede pública estadual de ensino como ferramenta de aprendizagem é o objetivo que faz brilhar os olhos de alunos dos cursos técnicos de Eletrônica, Eletrotécnica e dos cursos superiores de Design de Interiores e Sistemas de Informação do Ifal Maceió, bolsistas do projeto de pesquisa Cronos 4.0.
O projeto, que reúne uma equipe multidisciplinar de alunos coordenados pelo professor de Eletrotécnica Charles Bronson Bezerra, foi aprovado no edital 83/2022 – IFES/SETEC e propõe o desenvolvimento, construção e montagem de um dispositivo eletroeletrônico para utilização na sala de aula em atividades de gamificação, incluindo “quizes”, jogos de perguntas e respostas, gincanas, etc. O dispositivo criado pela equipe e em fase de prototipagem consiste em quatro controles satélite de plástico (utilizados por alunos) e um controle central (utilizado pelo professor), que indica automaticamente qual dos controles foi primeiramente acionado, no caso da aula interativa em que o professor lança uma pergunta para os alunos responderem ao acionarem o controle. A proposta dos criadores do projeto é que os usuários do dispositivo se dividam em equipes.
O equipamento tem baixo custo, facilidade de fabricação e foi construído no laboratório de robótica do curso de Eletrotécnica. Os controles desenvolvidos são interligados por um cabo de rede e se conectam ao controle central (do professor) que, por meio de um pequeno display LCD e de uma placa arduíno, “percebe” o aluno ou a equipe que acionou primeiramente o controle para dar a resposta. O sistema arduíno possui funcionamento semelhante ao de um pequeno computador, capaz de interpretar entradas e controlar as saídas de dados. Para utilizar a ferramenta, não é necessário um computador, bastando apenas existir a interligação entre os controles dos alunos e o do professor.
O professor Charles Bronson explica que o dispositivo de “gamificação” de aulas está em fase de acabamentos, entrará em teste em escolas da rede estadual em outubro e será finalizado em dezembro, atendendo ao cronograma previsto em edital do projeto Cronos. “Com o uso de recursos tecnológicos mais atrativos, é possível tornar as aulas de educação básica mais interessantes, para qualquer disciplina. E é um projeto multidisciplinar, que promove a troca de conhecimentos entre os alunos que fabricam o dispositivo”, explica o professor.
Dentre os objetivos do Cronos 4.0 estão despertar a curiosidade dos alunos bolsistas para o desejo de aprender e participar da construção do próprio conhecimento através de aprendizagem baseada em projetos como também desenvolver o espírito crítico e iniciativa dos alunos bolsistas para questionar e propor ações em busca de soluções de problemas relacionados ao desenvolvimento de protótipos.
Impacto Positivo
Em visita ao Ifal Maceió para acompanhar o andamento do projeto Cronos 4.0, a pedagoga Jaqueline Ferreira, integrante da equipe nacional de coordenação do Programa Oficinas 4.0 – da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), destacou o quanto foi “impactada positivamente” pelo projeto de gamificação desenvolvido pela equipe do Ifal.
“Além do empenho e engajamento da equipe, percebo que o Ifal está sempre participando destes editais e contribuindo para a ciência e educação. Além de já incluir recursos para acessibilidade, com elementos sonoros, táteis e visuais que são inclusivos para alunos com limitações”, destacou a pedagoga.