Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Projeto desenvolve controles para "gamificação" de aulas

Projeto desenvolve controles para "gamificação" de aulas

Dispositivo pode ser usado em "quizes" e gincanas educativas
por Gabriela Rodrigues publicado: 22/09/2023 16h34, última modificação: 22/09/2023 16h48
Exibir carrossel de imagens Equipe de bolsistas do Cronos 4.0 é multidisciplinar

Equipe de bolsistas do Cronos 4.0 é multidisciplinar

O uso de “games” interativos na rede pública estadual de ensino como ferramenta de aprendizagem é o objetivo que faz brilhar os olhos de alunos dos cursos técnicos de Eletrônica, Eletrotécnica e dos cursos superiores de Design de Interiores e Sistemas de Informação do Ifal Maceió, bolsistas do projeto de pesquisa Cronos 4.0.

O projeto, que reúne uma equipe multidisciplinar de alunos coordenados pelo professor de Eletrotécnica Charles Bronson Bezerra, foi aprovado no edital 83/2022 – IFES/SETEC e propõe o desenvolvimento, construção e montagem de um dispositivo eletroeletrônico para utilização na sala de aula em atividades de gamificação, incluindo “quizes”, jogos de perguntas e respostas, gincanas, etc. O dispositivo criado pela equipe e em fase de prototipagem consiste em quatro controles satélite de plástico (utilizados por alunos) e um controle central (utilizado pelo professor), que indica automaticamente qual dos controles foi primeiramente acionado, no caso da aula interativa em que o professor lança uma pergunta para os alunos responderem ao acionarem o controle. A proposta dos criadores do projeto é que os usuários do dispositivo se dividam em equipes.

Planejamento do dispositivoO equipamento tem baixo custo, facilidade de fabricação e foi construído no laboratório de robótica do curso de Eletrotécnica. Os controles desenvolvidos são interligados por um cabo de rede e se conectam ao controle central (do professor) que, por meio de um pequeno display LCD e de uma placa arduíno, “percebe” o aluno ou a equipe que acionou primeiramente o controle para dar a resposta. O sistema arduíno possui funcionamento semelhante ao de um pequeno computador, capaz de interpretar entradas e controlar as saídas de dados. Para utilizar a ferramenta, não é necessário um computador, bastando apenas existir a interligação entre os controles dos alunos e o do professor.

O professor Charles Bronson explica que o dispositivo de “gamificação” de aulas está em fase de acabamentos, entrará em teste em escolas da rede estadual em outubro e será finalizado em dezembro, atendendo ao cronograma previsto em edital do projeto Cronos. “Com o uso de recursos tecnológicos mais atrativos, é possível tornar as aulas de educação básica mais interessantes, para qualquer disciplina. E é um projeto multidisciplinar, que promove a troca de conhecimentos entre os alunos que fabricam o dispositivo”, explica o professor.

Dentre os objetivos do Cronos 4.0 estão despertar a curiosidade dos alunos bolsistas para o desejo de aprender e participar da construção do próprio conhecimento através de aprendizagem baseada em projetos como também desenvolver o espírito crítico e iniciativa dos alunos bolsistas para questionar e propor ações em busca de soluções de problemas relacionados ao desenvolvimento de protótipos.

Impacto Positivo

Equipe se reuniu com  integrante da equipe nacional de coordenação do Programa Oficinas 4.0 Jaqueline FerreiraEm visita ao Ifal Maceió para acompanhar o andamento do projeto Cronos 4.0, a pedagoga Jaqueline Ferreira, integrante da equipe nacional de coordenação do Programa Oficinas 4.0 – da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), destacou o quanto foi “impactada positivamente” pelo projeto de gamificação desenvolvido pela equipe do Ifal.

Além do empenho e engajamento da equipe, percebo que o Ifal está sempre participando destes editais e contribuindo para a ciência e educação. Além de já incluir recursos para acessibilidade, com elementos sonoros, táteis e visuais que são inclusivos para alunos com limitações”, destacou a pedagoga.