Notícias
Projeto de extensão IF Animal protege animais e incentiva adoção e guarda responsável
Para adotar, é necessário preencher o fomulário para seleção de tutores
"O bem-estar e os direitos dos animais: o que eu tenho a ver como isso?" é o tema da palestra que será apresentada no dia 13/12 (terça-feira), às 14h30, no Auditório Oscar Sátyro, no campus Maceió. A palestra será proferida pela advogada Rosana Jambo, membro da Comissão do Bem-estar Animal da OAB-AL, e é o primeiro evento para alerta e incentivo à adoção responsável, promovida pelo projeto extensionista "If Animal: O Ifal Maceió e a proteção dos animais comunitários: Uma questão ética, moral e de respeito à vida", do Ifal Maceió, que acolhe e protege animais comunitários, encaminhando-os para a adoção, após processo de castração e triagem de potenciais tutores, que podem ser da comunidade acadêmica ou comunidade externa. Após a palestra, haverá a entrega de animais aos tutores selecionados de acordo com o fomulário que reúne critérios para a adoção de gatos viventes no campus.
O grupo que coordena o If Animal é composto pelas professoras do campus Maceió Eronilma Barbosa da Silva, Karina Dias Alves, Maria Izabel Correia Silva e Adelayde Rodrigues Alcântara, que contam com o apoio de bolsistas, padrinhos e madrinhas que apoiam voluntariamente o Projeto Extensionista, por meio da doação de ração aos animais, além da parceria com o Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos (Grupequi), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Sob a coordenação do professor da Ufal Pierre Escodro, parceiro do IfAnimal, veterinários, estudantes e professores do Grupequi participam das ações de vacinação, vermifugação e castração dos animais.
A professora Eronilma Barbosa explica que o início do projeto se deu com a presença de gatos no campus, que iam sendo cuidados e alimentados voluntariamente por servidores do campus. A ação foi se fortalecendo e ganhou estrutura de projeto, com o intuito de promover os cuidados com os animais abandonados e maltratados que entram no campus Maceió em situação de vulnerabilidade, a fim de evitar que esses animais transmitam doenças aos alunos e trabalhadores do campus, além de impedir sofrimento, tortura, abusos e risco de morte por envenenamento, violência, abandono e outras ações desumanas.
O IF Animal prioriza a proteção dos animais comunitários como uma questão ética, moral e de respeito à vida. Coletivamente, o grupo busca suprir as necessidades básicas de sobrevivência dos animais e evitar crias descontroladas e superpopulação no campus, por meio do incentivo à adoção responsável, junto à comunidade interna do campus e à comunidade maceioense/alagoana.
Para participar como voluntário do If Animal, basta entrar em contato com o projeto enviando mensagem via direct para o instagram @ifanimal. Caso tenha interesse em adotar um animal, também é necessário entrar em contato com o projeto e preencher o formulário, disponível aqui. As imagens e informações sobre animais disponíveis para adoção são divulgados pelo Instagram do projeto e também podem ser obtidas em contato direto com a coordenação.
Adote um animal! Confira os gatos disponíveis para a adoção e preencha o fomulário disponível aqui!
Moselly: Fêmea. Idade aproximada: 4/5 meses. Vermifugada, castrada e vacinada.
Teodora: Fêmea. Idade aproximada: 6 meses. Vermifugada, vacinada e castrada.
Athena: Fêmea. Idade aproximada: 6 meses. Vermifugada, vacinada e castrada.
Sansão: Macho. Idade aproximada: 6 meses. Vermifugado, vacinado e castrado.
Vitório: Macho Idade aproximada: 6 meses. Vermifugado, vacinado e castrado.
A equipe do projeto está mobilizada, junto a coordenação do campus, para promover uma feira de adoção com o intuito de apresentar os animais à comunidade, já castrados e vermifugados, em data a ser divulgada.
Também está em andamento a construção de uma estrutura de acolhimento para os gatos recolhidos pelo projeto, em que haverá espaço adequado para alimentação, área sanitária e convívio com outros animais, após período de adaptação."Os animais que vivem dentro do campus estão castrados, vermifugados e vacinados, passam por um período de adaptação e só depois são colocados junto a outros animais, e o espaço será adequado para isso. Com quase em sua totalidade são felinos, não colocamos todos juntos de uma vez, mas com o cuidado de acompanhar a adaptação e a convivência de uns com os outros", explica a professora Eronilma.