Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Professor do Ifal é selecionado para representar Alagoas em programa nacional de fomento a Startups

por Gabriela Rodrigues publicado: 04/03/2021 12h30, última modificação: 04/03/2021 12h40

Embaixadores do empreendedorismo nacional foram recrutados em todo o país pelo Programa InovAtiva Brasil, um parceria entre o Ministério da Economia, o Sebrae e a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras - CERTI, para o desenvolvimento e fomento a startups brasileiras. O professor do Ifal Maceió Eduardo Moraes foi selecionado pelo programa como um dos líderes de comunidade do InovAtiva, recrutado para representar Alagoas nacionalmente por meio da troca de experiências e de ações de incentivo ao empreendedorismo local, especialmente em ideias relacionadas à tecnologia e inovação. Ações realizadas no Ifal resultantes de pesquisa e geradoras de startups foram relevantes para que o professor integrasse o grupo nacional de líderes selecionados.

"O Ifal foi essencial para esta seleção como representante estadual por ser uma instituição reconhecida pelo impacto social com capilaridade em todo o Estado e uma instituição de fomento ao desenvolvimento tecnológico e polo de pesquisa com credibilidade em âmbito estadual e nacional", avalia Eduardo.  A existência de dois programas de mestrado  na instituição (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT e Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais) também colocou o Ifal na "mira" do programa InovAtiva para a escolha do representante de Alagoas.

O docente explica que o InovAtiva é um programa de aceleração para startups de todo o Brasil que oferece capacitação, conexão e mentoria para negócios inovadores. "Nossos alunos do Ifal podem ser beneficiados, aproximando a teoria com a prática e tendo acesso a mentores, investidores", avalia o professor. Com dois ciclos por ano, em cada edição do programa InovAtiva são selecionadas até 160 startups para uma aceleração online de até 4 meses. No final do processo, as startups participam do InovAtiva Experience, evento de conexão com stakeholders do mercado (interessados nas ideias e  produtos inovadores), no qual empreendedores (as) se apresentam para uma banca de investidores, grandes empresas e aceleradoras.  Anualmente são ofertados diversos editais de programas de aceleração de startups focados em desenvolver negócios inovadores de todo país e a presença dos líderes locais favorece a formação de redes de  comunicação e negócios.