Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Produção científica do Campus Maceió é apresentada na II Feira de Ciência e Tecnologia

publicado: 11/11/2015 16h27, última modificação: 11/11/2015 17h30
Exibir carrossel de imagens Eficiência energética na cadeia de Petróleo e Gás.

Eficiência energética na cadeia de Petróleo e Gás.

Dezesseis projetos de extensão produzidos por estudantes dos cursos técnicos do IFAL -Campus Maceió foram expostos nesta quarta-feira na II Feira de Ciência e Tecnologia do Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH) da Petrobras, em convênio com o IFAL. A feira foi realizada no Campus Satuba e reuniu produções científicas de alunos de Maceió, Marechal Deodoro, Penedo, Arapiraca e Palmeiras dos Índios. O PFRH da Petrobras busca a capacitação de recursos humanos para a indústria, estimulando a pesquisa e o ensino através de ações que promovem a formação dos estudantes dos cursos técnicos dos institutos federais.

Maceió foi o campus a apresentar o maior número de trabalhos na II Feira de Ciência e Tecnologia do Programa. Dos dezesseis projetos, dois são do curso técnico de Eletrônica (apresentados por cinco bolsistas), quatro são de eletrotécnica (com 23 bolsistas), seis são de mecânica (com 29 bolsistas) e quatro são de química (dezesseis bolsistas).  Na capital alagoana, 73 bolsistas são atualmente vinculados ao convênio PFRH – IFAL/PETROBRAS.

Dentre as propostas apresentadas, prevaleceu a temática de técnicas sustentáveis na produção e uso de petróleo, gás, energia e biocombustíveis. Misturando conhecimento técnico e criatividade, os pesquisadores propõem em seus projetos alternativas econômicas ao uso de combustíveis fósseis e medidas ecológicas para produção de energia.  É o caso do projeto de Química “Produção de biocombustíveis a partir dos frutos Oiti e Castanhola”, no qual os estudantes Cláudio José dos Santos, Fernanda Santos e Gabriel Araújo demonstram a viabilidade existente na extração de óleo e açúcares dos frutos para a produção de biodiesel e bioetanol. “A exemplo do óleo de cozinha residual, que é bastante rentável e econômico, temos nesses dois frutos fontes acessíveis e sustentáveis para a obtenção de bicombustíveis”, explicou Cláudio José dos Santos.

Estudantes de Química defendem uso de fontes naturais e sustentáveis na geração de biocombustíveis.

Outro exemplo de geração de energia de forma sustentável é do curso de Eletrotécnica. Com o projeto “Eficiência energética na cadeia de petróleo e gás – bombeamento e separação de gás e óleo” os alunos-pesquisadores comprovam, em uma maquete que simula uma plataforma offshore, medidas eficientes, econômicas e ergonômicas para a produção de petróleo e gás. As medidas são aplicadas em processos industriais (focando a extração, separação, tratamento e resfriamento de água, gás e óleo retirados do poço), iluminação (por um sistema autossuficiente utilizando células fotovoltaicas), iluminação de interiores (utilizando os raios solares como fonte natural) e sistemas de refrigeração (por uma análise baseada na vazão de ar frio utilizando componentes mais eficientes).

Eficiência energética na cadeia de Petróleo e Gás.

CERIMÔNIA DE ABERTURA

A II Feira de Ciência e Tecnologia do Programa foi aberta com cerimônia no auditório do Campus, e teve a participação do pró-reitor de extensão Altemir João Secco, que agradeceu, parabenizou e pediu desculpas aos alunos bolsistas do PFRH pelos entraves que provocaram o atraso no pagamento de bolsas do programa. “O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) autorizou a abertura de uma conta poupança para que o instituto recebesse o repasse, mas neste intervalo de tempo houve a greve e outros impasses que inviabilizaram o pagamento das bolsas. Pedimos desculpas pelos transtornos enfrentados pelo convênio neste ano, ao mesmo tempo em que parabenizamos os alunos pela manutenção no programa”, declarou o pró-reitor. “Este convênio não só estimula o conhecimento e a produção científica, mas contribui para que os estudantes se tornem parceiros da comunidade em geral”, complementou Secco.

A cerimônia de abertura também teve a participação do coral Por Encanto, da cidade de Marechal Deodoro, formado por estudantes do instituto e pela comunidade. O coral é regido pelo maestro Leonardo Arecippo e faz parte do projeto de extensão Art Ifal desde 2013.

Coral Por Encanto e maestro Arecippo abriram a Feira científica.

EXPOSIÇÃO E PESQUISA

CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS TRABALHOS APRESENTADOS PELO CAMPUS MACEIÓ

• Eletrônica: As edificações verticais da orla de Maceió: potenciais energéticos, usos e diferenças entre bairros.
  • Eletrônica: Utilização de painéis fotovoltaicos em sistemas de irrigação por gotejamento.
  • Eletrotécnica: Eficiência energética na cadeia de petróleo e gás – bombeamento e separação de gás e óleo.
  • Eletrotécnica: Módulo híbrido para microgeração em ambiente offshore.
  • Eletrotécnica: Sistema de avaliação de potencial energético para ambientes offshore.
  • Eletrotécnica: Sistema híbrido solar eólico para bombeamento de água no Campus Maceió.
  • Mecânica: As energias do futuro.
  • Mecânica: Biocombustível.
  • Mecânica: Desenvolvimento e montagem de uma bancada didática para simulação do aproveitamento de energia solar para acionamento de sistemas de bombeamento de água.
  • Mecânica: Estudo do motor stirling e construção de otótipo a partir de materiais recicláveis.
  • Mecânica: Meios de custo benefício em motores do Ciclo Otto.
  • Mecânica: Perfuração e produção de poços de petróleo/métodos de elevação de petróleo.
  • Química: Produção de bioetanol de segunda geração a partir da biomassa.
  • Química: Produção de etanol celulósico.
  • Química: Produção de bioetanol através da hidrólise da batata doce .
  • Química: Produção de biocombustíveis a partir dos frutos Oiti e Castanhola.