Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Pós em Desenvolvimento Ágil de Software tem aula inaugural nesta quinta-feira

Pós em Desenvolvimento Ágil de Software tem aula inaugural nesta quinta-feira

publicado: 30/08/2017 15h01, última modificação: 30/08/2017 15h06

Acontece nesta quinta-feira (31/08), a partir das 18h30 no Ifal Campus Maceió a Aula Inaugural do curso de pós-graduação lato sensu em Gerenciamento e Desenvolvimento Ágil de Software (Especialização). O evento será realizado no auditório de Informática do Campus e inicia oficialmente as atividades do curso, voltado para profissionais da área de Sistemas de Informação, Ciência da Computação, ou áreas afins.

A aula inaugural será aberta por apresentação cultural da Camerata Jovem do Ifal, regida pelo maestro e professor Almir Medeiros, e terá palestra sobre métodos ágeis, proferida pelo analista de sistemas Arthur Santos. Com o tema "Como uma empresa com mais de 4000 funcionários distribui a importância dos valores ágeis e mantém-se conhecida como uma grande advogada e executora dos princípios e das práticas ágeis?", o analista de sistemas vai abordar princípios que guiam a atuação de profissionais no dia a dia dos projetos e a adaptação da equipe à maturidade de "adoção ágil" para cada caso e cliente.

A programação completa da aula inaugural pode ser conferida aqui. O início das aulas está marcado para o dia 1º de setembro. Elas acontecerão às sextas-feiras, no período da noite, e aos sábados, durante todo o dia, em salas de aula e auditórios do Campus Maceió.

Desenvolvimento Ágil

Desenvolvimento ágil de software ou Método ágil é uma expressão que define um conjunto de metodologias utilizadas no desenvolvimento de software. As metodologias que fazem parte do conceito de desenvolvimento ágil, tal como qualquer metodologia de software, providencia uma estrutura conceitual para reger projetos de engenharia de software.

Existem inúmeros  processos para desenvolvimento de software. A maioria dos métodos ágeis tenta minimizar o risco pelo desenvolvimento do software em curtos períodos, chamados de "iteração". Um projeto de software ágil busca a capacidade de implantar uma nova versão do software ao fim de cada iteração, etapa a qual a equipe responsável reavalia as prioridades do projeto.

O coordenador da Especialização, professor Fernando Kenji, disse que o curso foi planejado e instituído no Ifal após uma pesquisa de mercado. A partir do final 2015 uma comissão de professores do Colegiado de Informática, do Campus Maceió, avaliou quais seriam os cursos de pós-graduação não ofertados pelas outras instituições de ensino do Estado, como também quais seriam os cursos mais requisitados entre os próprios alunos, na área de Informática.