Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Planejamento Pedagógico marca início de semestre letivo no Ifal Maceió

Planejamento Pedagógico marca início de semestre letivo no Ifal Maceió

Evento também teve palestra, café junino e apresentação cultural
por Gabriela Rodrigues publicado: 28/06/2023 15h23, última modificação: 28/06/2023 18h31
Exibir carrossel de imagens Diretor Givaldo Oliveira falou das primeiras experiências à frente da gestão e de perspectivas para o semestre letivo

O início do semestre letivo 2023.1 foi marcado pela reunião de planejamento pedagógico 2023 entre docentes e a gestão do Campus Maceió. O retorno das atividades acadêmicas no campus teve fala do diretor Givaldo Oliveira, que apresentou membros da nova equipe gestora do Instituto, apresentação artística do Grupo Mandacaru e apresentação da palestra  “O impacto das variáveis cognitivas, metacognitivas e adaptativas no processo de ensino-aprendizagem”, proferida pelo psicólogo e professor Lauro Lopes Pereira Neto. O evento também foi marcado por apresentação de atividades das ações das diretorias para 2023, café junino com comidas típicas e música regional ao vivo e foi finalizado com  reunião com coordenadores/as de cursos e áreas e planejamento individual docente. As atividades aconteceram no auditório Oscar Sátyro.

Planejamento Pedagógico reuniu gestores e docentes do campus MaceióNa ocasião, o diretor Givaldo Oliveira falou da importância das ações coletivas para o bom andamento da gestão, sobretudo no início do semestre letivo, destacou "perspectivas positivas" para o novo semestre e relatou emoções vivenciadas nas primeiras semanas de gestão. "Já nestes primeiros onze dias em que assumimos, tivemos desafios e alegrias, sobretudo a emoção de participar e conduzir as primeiras colações de grau. Para mim é uma emoção enorme, pois ao ver o aluno concluir sua trajetória, entendemos a razão de ser desta instituição e a importância de nosso papel e de tudo aquilo que fizermos", declarou o novo diretor do maior campus do Ifal. Givaldo ressaltou a reunião de planejamento estratégico como fundamental para o bom andamento do semestre e dos processos de ensino e aprendizagem.

Variáveis Importantes

Lauro Lopes palestrou sobre processos de ensino e aprednizagemOs processos de ensino e aprendizagem e as variáveis que impactam esses sistemas foram o tema em foco da palestra “O impacto das variáveis cognitivas, metacognitivas e adaptativas no processo de ensino-aprendizagem”, proferida por Lauro Lopes Pereira Neto. O palestrante levou para os docentes presentes no auditório um resgate histórico de estudos sobre aspectos como desenvolvimento de cognição (variáveis cognitivas), tomada de consciência sobre a própria ação do aluno (varáveis metacognitivas) e sentimento de pertencimento ambiente escolar (varáveis adaptativas). Ao explorar estes temas, a palestra estimulou discussões sobre equidade de aprendizagem, evasão ou sucesso na permanência escolar e resolução de problemas, tendo sempre como foco o desenvolvimento do aluno.

A palestra teve momento de dinâmica, em que houve interação dos participantes, e também falou sobre situações recentes de mudança; como o processo de expansão da Rede Federal, a ampliação e democratização de acesso ao Ensino Superior, o advento da pandemia de Covid-19, a adoção do Ensino Remoto Presencial e a retomada das atividades letivas presenciais, que impactaram diretamente nas relações de ensino aprendizagem e nos convívios no ambiente escolar.