Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Olimpíada Nacional de Ciências recebe inscrições até 04/08

Olimpíada Nacional de Ciências recebe inscrições até 04/08

Provas deste ano serão online
por Gabriela Rodrigues publicado: 21/07/2020 11h31, última modificação: 21/07/2020 12h41

Estão abertas até o dia 04/08 as inscrições para Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), que neste ano acontece de forma 100% virtual em virtude da pandemia de Covid-19.

As inscrições para a ONC podem ser feitas aqui e são totalmente gratuitas.

As informações preenchidas pelos alunos nos formulários serão encaminhadas ao sistema da ONC pelos professores credenciados como representantes das olimpíadas. Podem participar os estudantes que estiverem regularmente matriculados no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, nas 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e, também, estudantes da 4ª série do Ensino Técnico que não tenham ingressado em curso superior, bem como estudantes da Educação de Jovens e Adultos das séries citadas. Os professores credenciados como representantes das Olimpíadas recomendam que os alunos interessados enviem os seus dados com antecedência até o dia 02/08, para que haja tempo hábil de incluir as informações dos participantes no sistema da ONC.

As provas da 1ª fase da ONC serão realizadas dentre os dias 06 e 07 de agosto de 2020,  em formato eletrônico e serão disponibilizadas no site da ONC e no aplicativo que será disponibilizado para dispositivos com sistema operacional Android e IOS que compõem os smartphones.

A responsabilidade de fornecer o código de acesso aos estudantes é exclusiva dos professores credenciados como representantes das Olimpíadas. No Ifal Maceió, são representantes da ONC os professores Demetrius Pereira Morilla (coordenador estadual), Leonardo Vieira da Silva, Marcio José de Moraes Lopes,  José Diego Magalhães Soares e Fred Augusto Ribeiro Nogueira.

PROVAS

As provas da 1ª fase envolvem questões de Astronomia, Biologia, Física, História e Química. A prova terá 02 (duas) horas de duração e deverá ser feita diretamente no site da ONC ou no aplicativo disponibilizado para este fim. Para isso o estudante deverá acessar o link, que será publicado com antecedência, inserir o código de acesso disponibilizado pelo representante da escola, preencher os dados complementares obrigatórios solicitados e a partir daí começar a resolução do exame propriamente dito. Saiba mais sobre as provas da ONC no regulamento.

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e tem como objetivos despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais, aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental, identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades ou setores produtivos.

Mais informações, confira aqui.

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para quimicaoalq@gmail.com.