Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Oficina de Programação ensina Informática de forma interativa e divertida
conteúdo

Notícias

Oficina de Programação ensina Informática de forma interativa e divertida

publicado: 26/09/2018 13h56, última modificação: 26/09/2018 14h07
Exibir carrossel de imagens Alunos do ensino médio aprendem códigos de programação em uma plataforma interativa.

Alunos do ensino médio aprendem códigos de programação em uma plataforma interativa.

Aprender noções básicas de programação, em uma abordagem dinâmica e interativa: é com este intuito que a Mostra Ifal traz para o Ifal Campus Maceió a Oficina de Programação, aberta a toda comunidade acadêmica do Ifal e ao público externo. A oficina é um evento integrado à programação do III Conac e acontece até amanhã (27) no Laboratório 6 do Bloco de Informática, em turnos das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30.

A oficina busca democratizar e facilitar o acesso a linguagens utilizadas em programação, “desmistificando” a visão que se tem de programação com algo difícil e complicado. É o que diz o professor Elvis Soares, docente do curso técnico de Informática e do bacharelado em Sistemas de Informação do Campus. “Trouxemos para esta oficina um ambiente interativo de programação web, que mescla simulações, jogos, utiliza conhecimentos interdisciplinares e é bem fácil de usar, podendo se manuseada por pessoas de 4 a 104 anos”, brinca o professor Elvis, que anima a oficina de programação com áudios de clássicos do rock´n´roll em sala de aula.

A oficina é ministrada pelos professores Elvis Soares e Ricardo Rubens, também docente dos cursos técnico de Informática e do bacharelado em Sistemas de Informação do Campus Maceió. Juntos, os docentes orientam os participantes da oficina sobre a utilização de um ambiente virtual, gratuito e democrático, conhecido como “Hora do código”. Por meio deste ambiente, os alunos tem acesso a um Code Studio, onde aprendem a desenvolver linhas de programação para desenvolver jogos ou outros experimentos. A plataforma é utilizada mundialmente, já foi traduzida para trinta idiomas e foi desenvolvida em parcerias entre alguns dos maiores nomes do mundo em ciências da computação, como Microsoft, Google, IBM, Facebook, Twitter e grandes empresários da área. O intuito da plataforma é democratizar o acesso à informática e ampliar as oportunidades de aprender técnicas de programação sem, de fato, ser um especialista no assunto.

“O que estamos fazendo aqui é uma tendência mundial. É não reservar somente para técnicos e bacharéis o conhecimento de informática, mas ampliá-lo para outras pessoas que possam se interessar por este mundo. Queremos despertar o maior interesse possível nesta área, até porque, no mercado da informática, há hoje em dia muito mais demanda do que oferta. Se despertamos a curiosidade de mais pessoas para esta ciência a partir de um contato inicial, interativo e facilitado, criamos oportunidades de trânsito de tecnologias e profissionais pelo mundo afora. Na área de informática não faltam oportunidades: basta ser bom”, conclui o professor Elvis.

A tecnologia disponível no ambiente virtual de programação é de utilização simples. Porém, suas tecnologias têm ampla utilização, desde “engenhocas” mais complexas, como a dos robôs enviados para Marte, até para funcionalidades mais “caseiras”, como em um aspirador de pó. “Tudo envolve linguagens de programação, e é muito importante entendê-las”, reforça o professor Elvis.