Notícias
Oficina de Programação ensina Informática de forma interativa e divertida
Alunos do ensino médio aprendem códigos de programação em uma plataforma interativa.
Aprender noções básicas de programação, em uma abordagem dinâmica e interativa: é com este intuito que a Mostra Ifal traz para o Ifal Campus Maceió a Oficina de Programação, aberta a toda comunidade acadêmica do Ifal e ao público externo. A oficina é um evento integrado à programação do III Conac e acontece até amanhã (27) no Laboratório 6 do Bloco de Informática, em turnos das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30.
A oficina busca democratizar e facilitar o acesso a linguagens utilizadas em programação, “desmistificando” a visão que se tem de programação com algo difícil e complicado. É o que diz o professor Elvis Soares, docente do curso técnico de Informática e do bacharelado em Sistemas de Informação do Campus. “Trouxemos para esta oficina um ambiente interativo de programação web, que mescla simulações, jogos, utiliza conhecimentos interdisciplinares e é bem fácil de usar, podendo se manuseada por pessoas de 4 a 104 anos”, brinca o professor Elvis, que anima a oficina de programação com áudios de clássicos do rock´n´roll em sala de aula.
A oficina é ministrada pelos professores Elvis Soares e Ricardo Rubens, também docente dos cursos técnico de Informática e do bacharelado em Sistemas de Informação do Campus Maceió. Juntos, os docentes orientam os participantes da oficina sobre a utilização de um ambiente virtual, gratuito e democrático, conhecido como “Hora do código”. Por meio deste ambiente, os alunos tem acesso a um Code Studio, onde aprendem a desenvolver linhas de programação para desenvolver jogos ou outros experimentos. A plataforma é utilizada mundialmente, já foi traduzida para trinta idiomas e foi desenvolvida em parcerias entre alguns dos maiores nomes do mundo em ciências da computação, como Microsoft, Google, IBM, Facebook, Twitter e grandes empresários da área. O intuito da plataforma é democratizar o acesso à informática e ampliar as oportunidades de aprender técnicas de programação sem, de fato, ser um especialista no assunto.
“O que estamos fazendo aqui é uma tendência mundial. É não reservar somente para técnicos e bacharéis o conhecimento de informática, mas ampliá-lo para outras pessoas que possam se interessar por este mundo. Queremos despertar o maior interesse possível nesta área, até porque, no mercado da informática, há hoje em dia muito mais demanda do que oferta. Se despertamos a curiosidade de mais pessoas para esta ciência a partir de um contato inicial, interativo e facilitado, criamos oportunidades de trânsito de tecnologias e profissionais pelo mundo afora. Na área de informática não faltam oportunidades: basta ser bom”, conclui o professor Elvis.
A tecnologia disponível no ambiente virtual de programação é de utilização simples. Porém, suas tecnologias têm ampla utilização, desde “engenhocas” mais complexas, como a dos robôs enviados para Marte, até para funcionalidades mais “caseiras”, como em um aspirador de pó. “Tudo envolve linguagens de programação, e é muito importante entendê-las”, reforça o professor Elvis.