Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Nugedis abre inscrições para II Ciclo (Auto)Formativo de Gênero, Diversidade e Sexualidade
conteúdo

Notícias

Nugedis abre inscrições para II Ciclo (Auto)Formativo de Gênero, Diversidade e Sexualidade

por Gabriela Rodrigues publicado: 14/11/2024 15h40, última modificação: 14/11/2024 15h44
Evento acontece os dias 25 e 26 de novembro de 2024, presencialmente, no Auditório Oscar Sátyro

Evento acontece os dias 25 e 26 de novembro de 2024, presencialmente, no Auditório Oscar Sátyro

Com o tema Gêneros e diversidades na escola: ruptura de tabus e construção de alianças", o Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis) do Ifal Maceió abriu as inscrições para o  II Ciclo (Auto)Formativo de Gênero, Diversidade e Sexualidade do Ifal Maceió, que acontece nos dias 25 e 26 de novembro de novembro de 2024. O evento é gratuito e acontecerá presencialmente, no Auditório Oscar Satyro, nos turnos matutino e vespertino.

INSCREVA-SE AQUI

O evento é realizado pelo Nugedis Campus Maceió, em parceria com o Digeneri (CNPq/Ifal), e tem o objetivo de estabelecer diálogos com educadoras/es e artistas cujas práticas voltam-se para a abordagem de questões de gênero, diversidade e sexualidade. O debate coloca em destaque o espaço escolar, onde é preciso consolidar alianças e romper tabus para a promoção de aprendizagens que considerem a diversidade que compõem o ambiente educacional.

Como público alvo, o evento destina-se a todas as pessoas que reconhecem a importância de lutar contra os preconceitos que se estabelecem nas escolas e as transformam em ambientes hostis para a população LGBTQIAPN+. Nesse contexto, o Nugedis Maceió convida as/os integrantes dos Nugedis dos outros campi do Ifal, os servidores e as servidoras do Instituto, as/os estudantes das licenciaturas, os movimentos sociais e o público em geral para participar do evento e ajudar a construir uma escola que respeite e reconheça a importância social da diversidade que a compõe.

Programação

25/11 manhã:

Mesa de abertura: “A legislação pátria e a realidade de estudantes LGBTQIAPN+ na Educação Básica”, com Sayonara Nogueira (UFU/ Seduc-MG).

25/11 tarde:

Mesa-redonda: “Arte, alianças e diversidade”, com Alice Lovelace (ifal), Mary Vaz (Ufal), Crystian Danny da Silva Castro (Ufal) e Daniel de Jesus Pereira (Ifal).

Oficina: “Os avanços e os retrocessos no ensino de gênero e diversidade na sala de aula e como trabalhar a temática na Educação Básica", com Sayonara Nogueira (UFU/ Seduc-MG).

26/11 manhã:

Palestra: “Calibã e a bruxa: a formação de um patriarcado do capital na Europa moderna”, com Ana Claudia Aymoré (Ufal)

Roda de conversa: troca de experiências sobre os núcleos  

26/11 tarde:

[In]Desejáveis: LGBTQIA+ e feminismo na imprensa de Alagoas (século XX): debate e lançamento do livro", com Elias Veras (Ufal) e Roberta Sodó (Ufal).

Mesa-redonda: “Masculinidades Divergentes”, com Leonardo Siqueira Antônio (Ifal), Sivaldo Silva Farias (Sindicato das Trabalhadoras e dos Trabalhadores Rurais de Olho D'Água das Flores) e Danillo da Conceição Pereira Silva (Ifal).