Notícias
Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade é instituído no Ifal Maceió
Os membros do Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade - o Nugedis, instituído no Ifal Maceió a partir da publicação da Portaria n. 2977/Ifal, reuniram-se com a Diretoria de Ensino para debater prioridades e dar celeridade às demandas iniciais no âmbito do campus. Na ocasião, e atendendo a previsões da resolução n.116/2023/Ifal, foi eleita a coordenação do núcleo, composta pelo professor Ricardo Jorge Cavalcanti (coordenador); a pedagoga Elizabete Patriota (vice-coordenadora); e a professora Danielle Barbosa (secretária), além de todos/as os/as demais membros/as do grupo.
Na primeira reunião que marca a instituição do núcleo do maior campus do Ifal, foi debatida a necessidade de atuação do Nugedis em variadas frentes ligadas à população LGBTQIAPN+, voltadas aos segmentos estudantil e de servidores/as do campus. O grupo destaca que, já neste mês de agosto, reconhecido como o mês da visibilidade lésbica, serão promovidas no campus atividades de mobilização, sensibilização e de alianças à população inserida nesse contexto. A atividade resulta de uma parceria entre o Nugedis e o Grêmio Estudantil Edson Luís.
O coordenador recém-eleito, o Ricardo Jorge, reforça a importância desta e de outras ações voltadas à visibilidade e respeito às questões sobre gênero e diversidade: “Com o apoio demonstrado já inicialmente pela gestão, será possível, com ações propositivas, uma compreensão maior sobre a importância do debate qualificado em nossa Instituição, que forma para o mundo do trabalho e deve, bem como, promover o respeito à diversidade, em toda a sua multiplicidade, com ações integradas entre servidores/as e estudantes, que permeiam desde eventos a formações com e para o público interno e externo ao Ifal. Tal feito representa uma iniciativa potente institucionalmente. Que sigamos juntos/as/es”, declara o docente.