Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Núcleo de Arte e Cultura abre 155 vagas para cursos de violão, canto popular, e performance vocal

OPORTUNIDADE

As aulas serão para o público externo e interno da instituição e terão duração de cinco meses
publicado: 09/08/2023 14h35, última modificação: 09/08/2023 14h35

Por Isabelle Guedes*

O Núcleo de Arte e Cultura do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Maceió, divulga ações de extensão com vagas para o público externo e interno da instituição. As inscrições para as ações de formação são gratuitas e devem ser feitas pelos formulários online dos respectivos cursos, até o dia 18 de agosto.

São ofertadas aulas de Iniciação ao Violão, Técnica Vocal - Canto Popular e Oficina de Estética e Performance Vocal. As ações são coordenadas pelo professor e maestro André Sousa. O projeto conta com três estudantes bolsistas em cada oferta de aulas e terá a duração de cinco meses.

Iniciação ao Violão

O projeto pretende oferecer uma introdução ao aprendizado do violão, abarcando os aspectos técnicos, posturais e musicais básicos. Procura-se desenvolver nos participantes do projeto as principais técnicas básicas de execução violonística. O objetivo é proporcionar a interação entre a comunidade interna e a comunidade externa no Ifal Campus Maceió, oportunizando a troca contínua de saberes, conhecimentos e experiências.

Turma A - Manhã: Quinta-feira, 09h40 às 10h40 (15 vagas)

Turma B - Tarde: Quinta-feira, 16h às 17h (15 vagas)

Turma C - Noite: Terça-feira, de 18h às 19h (15 vagas)

Vagas: 45 no total

Requisitos: Ter o instrumento (violão) e disponibilidade de horário. Não é realizada seleção para esse projeto e a participação está condicionada ao preenchimento de vagas.

As inscrições podem ser realizadas através do link [bit.ly/artifal-violao] e o início das aulas está previsto para o dia 22/08 (Turma C) e 24/08 (Turma A).

Técnica Vocal - Canto Popular

Nas aulas de Técnica Vocal - Canto Popular são apresentados aspectos introdutórios sobre fisiologia vocal e técnica da voz cantada, bem como exercícios de aquecimento vocal, vocalizes e aplicações contextualizadas das técnicas em performance, expressão e consciência corporal. O objetivo do projeto é o desenvolver a capacidade de mobilizar e contextualizar os conhecimentos e as habilidades técnicas da voz para se expressar musicalmente através do canto.

Turma A - Manhã: Terça-feira, 08h às 09h30 (25 vagas)

Turma B - Tarde: Terça-feira, 16h às 17h30 (25 vagas)

Vagas: 50 no total

Requisitos: Ter disponibilidade de horário e interesse em participar. Não é realizada seleção para esse projeto e a participação está condicionada ao preenchimento de vagas.

As inscrições podem ser realizadas através do link [bit.ly/artifal-cantopopular] e o início das aulas está previsto para o dia 22/08.

Oficina de Estética e Performance Vocal

A Oficina de Estética e Performance Vocal é um projeto modalidade Artifal que tem como objetivo despertar a sensibilidade estética e a capacidade criativa dos participantes. Procura-se fornecer uma iniciação aos aspectos básicos das técnicas vocais, tendo como foco o estímulo à construção da identidade vocal de cantoras e cantores. Mediante exercícios e dinâmicas de improviso realizados de forma coletiva, também busca estimular e desenvolver o uso dos variados recursos criativos da voz. O projeto tem como público alvo cantoras e cantores alagoanos com idade a partir de 15 (quinze) anos e terá como culminância a realização do I Encontro de Estética e Performance Vocal do Ifal. O evento contará com palestras e rodas de conversa de pesquisadores sobre voz e performance vocal convidados, e apresentações musicais dos participantes do projeto.

Turma A - Manhã: Sexta-feira, 09h50 às 11h20 (20 vagas)

Turma B - Tarde: Quarta-feira, 16h50 às 18h20 (20 vagas)

Turma C - Noite: Terça-feira, 17h30 às 19h (20 vagas)

Vagas: 60 no total

Requisitos: Para este projeto é realizada uma seleção com base em entrevista e teste vocal, que serão realizados nos dias 22, 23 e 25/08. Durante a seleção são avaliados aspectos como afinação e percepção melódica e rítmica. A divulgação dos selecionados e das selecionadas será via e-mail e whatsapp, no dia 26/06.

As inscrições podem ser realizadas através do link [bit.ly/artifal-vocal] e o início das aulas está previsto para os dias 29/08 (Turma C), 30/08 (Turma B) e 01/09 (Turma A).

* Estagiária de jornalismo, sob a supervisão de Elaine Rodrigues