Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Novo Grêmio Estudantil é empossado para a gestão 2021/2022

Novo Grêmio Estudantil é empossado para a gestão 2021/2022

Chapa Elo destaca o empoderamento de mulheres negras e o respeito à diversidade

por Gabriela Rodrigues publicado: 02/07/2021 17h06, última modificação: 02/07/2021 17h26

Jovens, mulheres, negras, em posições de liderança estudantil numa escola pública federal: As estudantes Elis Elaine da Silva Ferreira, do 3º ano de Mecânica, e Camily Vitória Freitas da Silva, do  1º ano de Química são, respectivamente, as novas representantes do Grêmio Estudantil Edson Luís, do Ifal Campus Maceió, sendo Elis Elaine, a presidente, e Camily Vitória, a vice. As alunas encabeçam a chapa vencedora das eleições para o grêmio, a chapa Elo, composta por 16 lideranças estudantis e eleita pela comunidade discente do Instituto com 302 dos 732 votos de alunos participantes.

CONHEÇA AQUI A COMPOSIÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL EDSON LUÍS, GESTÃO 2021/2022

Na cerimônia de posse dos novos membros do grêmio, com mandato até 2022, a presidente Elis Elaine falou sobre a quebra de paradigmas e encorajou as mulheres a buscar objetivos e acreditar em empoderamento.  “Meninas, acreditem. Vocês podem estar onde quiserem e ser o que quiserem. É muito gratificante chegar onde chegamos e espero que as pessoas se sintam correspondidas por terem depositado a confiança em nós, pois foi uma disputa muito acirrada e que envolveu muito esforço da comissão eleitoral”, destacou Elis, que também quebra um paradigma por ser aluna do curso técnico de Mecânica, na qual a presença masculina é prevalente entre os professores e alunos. “Ser gremista faz parte de mim, sempre fui de lutar pelo que acredito, e estou aqui para lutar com vocês, e eu vou dar o meu melhor! Estou em busca de trazer a democratização no ambiente escolar e o protagonismo da juventude”, reforçou a presidente eleita.

A vice-presidente eleita, Camily Vitória, conta que sua vivência com liderança decorre de seu histórico como representante de turma, papel que exercia antes mesmo de ingressar no Ifal. Por isso sei que a responsabilidade que esse cargo traz é ainda mais forte. “Fico feliz por me confiarem esse papel e pretendo atender com afinco as expectativas, representando o Campus Maceió como uma instituição sólida e autônoma em sua isonomia estudantil, garantindo o princípio de nossa chapa - o elo entre o estudante e o professor como base da boa política”.

Na cerimônia de posse dos novos integrantes do grêmio, na qual estiveram presentes o diretor geral do campus Maceió, Damião Augusto, a diretora de Apoio Acadêmico Cleide Calheiros e o diretor de Ensino Valdir Soares, o diretor do Campus falou da emoção em empossar os novos gremistas e da responsabilidade demonstrada por todos os participantes durante o processo eleitoral. Nascem aqui grandes estadistas, que são hoje estudantes  que representam a Instituição mas que serão profissionais e representantes de nosso Estado, de nossa nação. Vemos não só a resistência mantida em tempos difíceis, mas o empoderamento de mulheres negras, o respeito à diversidade, a voz da comunidade estudantil muito bem representada por esses alunos. E sabemos da responsabilidade enorme demonstrada por esses jovens ainda que em tempos tão adversos”, destacou o diretor.

Eleições Online

A presidente da Comissão Eleitoral, Maria Clara Gomes, destacou que a chapa eleita fará história na liderança estudantil do Ifal Maceió.  “São os integrantes responsáveis por dar continuidade ao que foi construído pela gestão anterior e também por iniciar uma nova história”. Maria Clara informou que, neste ano, o processo eleitoral foi atípico e desafiador, por ter ocorrido de forma completamente virtual, em virtude da pandemia da Covid-19.

“Tivemos uma boa adesão , tendo em vista que tudo ocorreu à distância, desde a campanha até a cerimônia de posse. A eleição ocorreu via preenchimento de formulários Google Forms remetidos à comissão e a campanha se desenvolveu em meios digitais, especialmente em grupos do WhatsApp e postagens via Instagram”, explicou a presidente da comissão.

As eleições aconteceram nos dias 28 e 29 de maio deste ano, com a participação de 732 alunos eleitores, sendo 637 votos válidos. A disputa aconteceu entre as chapas Elo (com 302 votos, 44,9% dos votos válidos), Libelu (com 286 votos, 42,5% dos votos válidos) e a Chapa Federativa (com 48 votos, 7,1% dos votos válidos).