Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Nota da Direção Geral do Campus Maceió sobre a greve no Ifal

Nota da Direção Geral do Campus Maceió sobre a greve no Ifal

por Gabriela Rodrigues publicado: 03/04/2024 12h34, última modificação: 03/04/2024 19h08

O Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió, por meio desta nota, vem a público informar o seu posicionamento em relação ao movimento de greve nacional e local, liderado pelo SINASEFE e SINTETFAL, que resultou na deflagração de greve em todos os Campi. Assim como, reconhece a importância e legitimidade desse movimento, que abrange diversas instituições federais de ensino em todo o país, bem como expressa veemente repúdio aos cortes orçamentários.

Os/As servidores/as TAEs e os/as docentes desempenham um papel fundamental na construção e no fortalecimento da educação pública de qualidade, contribuindo significativamente para a formação de milhares de estudantes em Alagoas. No entanto, têm enfrentado uma série de desafios e dificuldades, incluindo a falta de valorização de suas carreiras, a precarização das condições de trabalho, a ausência de contratação de novos/as servidores/as, a reestruturação da carreira dos/as TAEs e os constantes cortes de recursos que comprometem suas atividades e o pleno funcionamento das instituições.

A Gestão do Campus Maceió reitera o seu compromisso em buscar soluções que atendam às demandas dos/as servidores/as, respeitando o direito de greve, os princípios da legalidade e da transparência. Neste sentido, recebeu hoje (03/04) o comando de greve do Sintetfal para dialogar sobre questões referentes ao Campus, assumindo o compromisso de respeitar o direito de greve de todos/as servidores/as, mantendo abertos os canais de comunicação para o diálogo e a negociação.

Aos/As estudantes, pais, mães e responsáveis, reiteramos nosso compromisso inabalável com a educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, que é a base de nossa missão institucional. Estamos cientes dos impactos que uma greve pode causar no percurso formativo dos/as estudantes e, por isso, enfatizamos a importância do diálogo como meio de encontrar soluções que minimizem tais impactos.

A fim de garantir a transparência e acesso às informações sobre o movimento grevista, a comunidade pode acompanhar as publicações nos canais oficiais do Campus Maceió, como também nos meios de comunicação do Sintetfal, onde serão disponibilizados atos e manifestações promovidos pela entidade.

Este é um momento de união, diálogo e compreensão mútua. A greve, enquanto direito constitucional, deve ser exercida com responsabilidade.

Atenciosamente,

Direção Geral / Ifal campus Maceió