Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Napne completa oito anos de atividades com equipe renovada e equipamentos de acessibilidade

por Gabriela Rodrigues publicado: 22/12/2022 15h01, última modificação: 22/12/2022 15h09

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), do Ifal Maceió, celebrou oito anos de existência com evento comemorativo no campus, nesta quinta-feira (22). Na oportunidade, o diretor geral do campus, Damião Augusto, agradeceu ao empenho de toda a equipe técnica pela ampliação de possibilidade de inclusão de alunos em diversas atividades, devido à acessibilidade pedagógica proporcionada pelo Núcleo. O diretor também gravou um vídeo com tradução para libras, legenda e áudiodescrição voltado aos alunos atendidos pelo Núcleo.

198fe568-2921-4d3b-910a-ff57e6ad57a9.jpgEm seguida, foi feito o agradecimento a aluna Ana Gabrielly (autista), que presenteou o setor com uma nova logomarca e a criação da identidade visual do setor. Ana Gabrielly foi presenteada com uma caneca com nova logomarca criada por ela. O evento foi finalizado com o planejamento para 2023 como cursos de libras, de braile, revisão dos protocolos de atendimentos psicopedagógicos, eventos e congressos.

"São oito anos de muita luta e compartilhamentos em prol de uma educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva. E nesta ocasião, em especial, fechamos o ano com muita gratidão a gestão, aos docentes, técnicos-administrativos, colaboradores e parceiros, pois foram muitos os avanços, possíveis somente com o trabalho em conjunto", destacou o professor Charridy Max, coordenador do Napne.

Instituído em 2014, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) é um setor propositivo e consultivo voltado ao atendimento e acessibilidade de estudantes com necessidades educacionais específicas.  O setor ganhou amplitude nos anos de 2018 e 2019, por conta da admissão de novos profissionais, formando uma equipe técnica mais capacitada para dar suporte aos alunos PNE.

4eb81e35-cc95-4aaa-b0ae-2577a08b71aa.jpgNos últimos anos, o Napne promoveu uma série de capacitações para os professores que possuíam alunos com necessidades educacionais específicas, como também ao público interno, demais docentes e alunos. Formações sobre Dislexia, Necessidades cognitivas (paralisia cerebral), Necessidades visuais (cegos e visão subnormal), Necessidades auditivas (surdo e deficientes auditivos), além de atividades de extensão/pesquisa como o curso de Libras e participações nas semanas pedagógicas.

Em 2022,  o Núcleo foi incrementado com  a chegada de novos profissionais como também de novos equipamentos para acessibilidade, possibilitando ao setor ganhos em termos de qualidade no atendimento ao público escolar e ampliação do suporte a diversas deficiências e transtornos globais de desenvolvimento. Compõem a atual equipe técnica do Núcleo uma psicopedagoga (Camila Izidio), duas intérpretes de libras (Gilmara Farias e Sheila Belo), um transcritor e revisor braille (Édipo Adriano) e uma cuidadora/auxiliar de sala (Joana D´Arc); além dos membros já integrantes da equipe Charridy Max (coordenador),  André Luiz (vice-coordenador),  Margarida de Almeida (secretária) e doas monitores  Mauro Sérgio (Física), Pedro Silva (Química),  Douglas Flirting e Tenirto Rosendo (Matemática).

Além do suporte técnico, o Napne teve seu espaço ampliado de atendimento, disponibilizando ambiente confortável e climatizado para receber os alunos que precisam de algum atendimento específico ou aulas de monitoria, e recebeu  modernos equipamentos que permitem a elaboração de materiais adaptáveis e auxiliam no processo de ensino aprendizagem dos alunos especiais.  Conheça as novas aquisições do Napne conquistadas em 2022:

Máquina fusora: também conhecida como impressora térmica, possibilita reproduzir imagens impressas em alto relevo, criando possibilidade de experiências táteis para pessoas com deficiência visual ou baixa visão.

unnamed6.png

Lupas eletrônicas: A lupa eletrônica é um sistema de ampliação que se utiliza de uma câmera que filma textos e imagens reproduzidos na tela do próprio aparelho, numa televisão ou na tela de um computador. Estas lupas são muito indicadas para leituras mais longas ou para casos em que o aumento de uma lupa comum não é o suficiente

unnamed.jpg

Máquina Perkins: Criada em 1952 e também chamada de Perkins Brailler é a mais tradicional máquina de escrever que se tornou referência mundial por sua qualidade e eficiência na escrita Braille. Os modelos atuais são mais robustos, portáteis e duráveis, e permitem prosuções com maior qualidade que os modelos tradicionais.

unnamed (1).jpg

Regletes e punções: Sempre acompanhada da punção, a reglete é um dos primeiros instrumentos criados para a escrita Braille. Ela foi adaptada do próprio criador deste alfabeto usado para que pessoas cegas possam ler e escrever, por meio de uma experiência tátil.

unnamed (4).jpg

Impressora Braille: O equipamento é capaz de converter textos comuns para o braille, e é amplamente utilizada para a produção de materiais educativos e acessíveis. Utiliza papel mais encorpado e tem agulhas especiais para fazer as ranhuras nas duas faces da folha. Tendo incluídos alto-falantes, permitindo que usuários possam ouvir o que vai sendo escrito, fazendo o acompanhamento da impressão.

unnamed5.png

Teclados ampliados para baixa visão: são teclados perfeitamente normais ao nível do tamanho e funcionalidade, a diferença reside na dimensão das teclas, no tamanho das letras com um aumento de 400% relativamente aos teclados tradicionais e no contraste mais intenso das letras face às cores das teclas, permitindo uma experiência visual inclusiva.

unnamed (3).jpg