Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Movimento "Todos pela Cidade" premia projeto do Ifal pela revitalização de espaços de Maceió

Aluno de Design de Interiores, Engenharia civil e Edificações inovaram em proposta sustentável para valorização de espaços urbanos

publicado: 21/12/2017 19h09, última modificação: 21/12/2017 19h10
Exibir carrossel de imagens Equipe multidisciplinar envolvida no Projeto. (Foto: Divulgação).

Equipe multidisciplinar envolvida no Projeto. (Foto: Divulgação).

*Com informações da coordenação do Curso Superior de Design

Alunos do Ifal Campus Maceió dos cursos superiores de Design de Interiores, Engenharia civil e do curso técnico de Edificações, participaram e conquistaram resultados surpreendentes em uma iniciativa arrojada, sustentável e inovadora: organizados em uma equipe de 19 pessoas multidisciplinar, encararam o desafio de elaborar propostas de intervenção em espaços públicos da cidade de Maceió, identificados como carentes de requalificação, dentro de um projeto chamado “Todos pela Cidade”, um projeto que ressignifica espaços urbanos em Maceió, surgido de um movimento de cidadãos fora da área da construção e incomodados com os espaços desprezados existentes na cidade.  O Movimento se ampliou, gerou um concurso de ideias e intervenções e gerou resultado surpreendente para os alunos do Ifal Campus Maceió, que conquistaram a segunda colocação em um concurso que premiou as melhores iniciativas de revitalização da capital alagoana, para que ela possa melhorar cada vez mais, ganhando mais vida, mais cor e mais arte.

Para elaborar as intervenções, os alunos participantes deveriam utilizar-se de materiais descartados pela 3ª edição da mostra alagoana de arquitetura, design de interiores e paisagismo CASACOR Alagoas. O trabalho teve a orientação de duas professoras de Design: Denise Lages, coordenadora do curso, e Áurea Raposo, que acompanharam as discussões e o desenvolvimento do trabalho. O desafio foi lançado através de um convite feito a cinco instituições de ensino superior, que teriam apenas cinco dias para entregar o projeto conforme  as exigências do edital divulgado. O projeto “Todos pela cidade” buscou premiar as melhores ações que deram caras novas a diversos espaços de Maceió.

A equipe do Ifal fez o projeto de ressignificação  de dois espaços: a Praça Dom Ranulpho, na subida da ladeira da Catedral, e o Mirante do Cortiço, ambos no bairro do Farol. O projeto, que leva o nome "Olhar da Memória", fazendo uma alusão ao resgate da história e memória coletiva da população, visa devolver à paisagem, em forma de escultura, a antiga torre luminosa, o farol que existiu até 1953 naquele local. A proposta, que recebeu o 2º lugar na premiação,  cria espaços de encontro, contemplação, apresentações artísticas e culturais, com um pequeno palco aproveitando a inclinação da praça e trazendo de volta a vida a um ponto da cidade atualmente esquecido.

O projeto do Ifal Maceió abrange também a criação de  percursos a pé - a "ROTA DOS MIRANTES"-  marcados no piso por faixas de cores diferentes, interligando  praça e os mirantes do Cortiço e o de São Gonçalo, já muito visitado pelos turistas, também do bairro do Farol. A preocupação ecológica, presente na arborização dos espaços, é ressaltada pelo reuso dado aos materiais da CASACOR - eucalipto, bambu, cerâmicas, revestimentos, artefatos cimentícios, grades e peças metálicas, etc - que se transformarão em pergolados, bancos, mesas, lixeiras, esculturas,revestimento de piso dentre outros equipamentos urbanos.

A iniciativa, bastante elogiada pelos jurados e motivadora para  alunos e professores, despertou o interesse de construtoras envolvidas com a CASACOR, que solicitou detalhamento e levantamento dos quantitativos para levantar recursos para a efetiva execução do projeto. A criação sairá do papel, e o Ifal deixará, de fato, sua marca na cidade, contribuindo para o bem estar da população.