Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Minicurso para docentes aborda uso de ferramentas digitais para a sala de aula
conteúdo

Notícias

Minicurso para docentes aborda uso de ferramentas digitais para a sala de aula

por Gabriela Rodrigues publicado: 17/09/2021 10h00, última modificação: 17/09/2021 18h51

Estão abertas até a próxima segunda-feira (20/09) as inscrições para o minicurso Formação Continuada Docente em Metodologias Ativas: Ferramentas Digitais para a sala de aula. O curso é uma ação extensionista promovida por docentes ligados ao curso de Licenciatura em Letras-Português, direcionada a professores da iniciativa pública, privada e egressos dos cursos de licenciatura do Ifal e acontece de 20/09/2021 a 28/01/2022, via ambiente virtual Google Classroom. A carga horária total ofertada é de 60 horas.

As inscrições podem ser feitas aqui

O Minicurso visa contribuir para que profissionais compreendam sobre processos de migração de suas salas de aula no formato físico ao formato virtual, em momentos remotos e híbridos, na conjugação de processos de ensino-aprendizagem. "Entende-se, assim, a necessidade de se refletir a respeito desse fenômeno por meio de eventos, no âmbito da formação continuada docente, que se preste a tal reflexãoEssa abordagem destaca o desenvolvimento de uma formação para o letramento digital, por meio de aspectos ligados aos multiletramentos e às metodologias ativas, com vistas ao enaltecimento do protagonismo docente num momento histórico marcado pela busca de conhecimentos para lidar com artefatos tecnológicos com recursos didático-pedagógicos", destaca o coordenador do minicurso, professor Ricardo Cavalcanti.

Para alcançar este objetivo, o minicurso é estruturado nas seguintes etapas de formação:

1. Reflexões sobre Metodologias Ativas; 

2. Organização e gerenciamento do tempo; 

3. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); 

4. Metodologias Ativas e elaboração de podcasts;

5. Ferramentas de produção autoral (Padlet e Powerpoint);

6. Ferramentas digitais para uso em sala de aula;

7. Ethos profissional nas redes sociais.

Cada uma dessas etapas de formação será tratada semanalmente por meio de atividades e direcionamento no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail .