Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Medalhistas de Olimpíadas do Conhecimento são premiados em solenidade no Ifal Maceió

por Gabriela Rodrigues publicado: 15/12/2022 14h53, última modificação: 15/12/2022 18h40
Exibir carrossel de imagens Alunos do Ifal Maceió medalhistas em Olimpíadas do conhecimento

Alunos do Ifal Maceió medalhistas em Olimpíadas do conhecimento

Alunos do Ifal Maceió premiados por sua atenção em olimpíadas do conhecimento ao longo do ano de 2022 receberam suas medalhas nesta quarta-feira (14) em solenidade no Auditório Oscar Sátyro, no campus Maceió. Foram entregues os certificados de menção honrosa, de participação e as medalhas aos alunos que se destacaram na Olimpíada Alagoana de Química (OALQ), Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), Olimpíada Norte-Nordeste de Química (ONNeQ), XVI Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFog) e XXV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica (OBA). O Ifal Maceió teve participação expressiva e resultados de destaque ao longo de todo o ano, que geraram oportunidades aos alunos e que mantêm o Instituto como referência na preparação para as Olimpíadas.

Alunos, professores da equipe preparatória e o diretor Damião AugustoA solenidade foi conduzida pelos professores da Comissão de Olimpíadas de Física do Ifal Maceió – Cofisifal e pelo diretor do Campus, Damião Augusto. "O Ifal é uma instituição inclusiva e que cria oportunidades, e as atividades preparatórias que levam nossos alunos ao destaque nas olimpíadas são um exemplo disso. Temos aqui alunos carentes que, por conta do bom desempenho nas olimpíadas, recebem convites de estudo no exterior, ingressam em instituições de altíssima qualidade no ensino superior, têm acesso à iniciação científica, a eventos em que aprendem com outras grandes mentes do país, e isso é fantástico!", celebrou o diretor do campus, parabenizando, também, os professores pelo trabalho na preparação dos alunos.

Confira as listas dos alunos medalhistas e premiados com menção honrosa:

Olimpíada Alagoana de Química (OALQ)

Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e Olimpíada Norte-Nordeste de Química (ONNeQ)

XVI Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFog)

XXV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica (OBA)

Medalhas e certificados foram entreguesEm 2022 1.181.516 estudantes de 12.369 escolas do Brasil participaram da OBA. O Ifal Maceió teve 17 estudantes medalhistas, sendo oito medalhas de ouro (todos/as com nota 10,0), duas de prata e sete de bronze. Esses resultados credenciaram quatro estudantes a participar da XVIII Jornada Espacial. Porém, por conta de indisponibilidade financeira, apenas um estudante se inscreveu com recursos próprios e foi ressarcido posteriormente pelo Instituto.

Já a MOBFOG teve 189.308 participantes. O Ifal Maceió teve cinco estudantes medalhistas, sendo duas medalhas de prata e três de bronze. Esses resultados credenciaram oito estudantes a participar 34ª Jornada de Foguetes, mas também por indisponibilidade orçamentária, nenhum dos classificados pôde comparecer à Jornada.

A ONC, a ONNeQ e a OALQ têm a coordenação e a preparação dos alunos assinada pelos professores Demétrius Morilla (coordenação geral) e Carlos Argolo (coordenador das olimpíadas no campus). A ONC é multidsciplinar e envolve 5 áreas do conhecimento: Física, Química, Biologia, Astronomia e História.

Os alunos medalhistas da OALQ irão representar, com alunos de outras instituições, o Estado de Alagoas na Olimpíada Norte-nordeste de Química e na Olimpíada Brasileira de Química em 2023.