Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Livro organizado por professores do Ifal reúne relatos de indígenas alagoanos sobre vivências na pandemia
conteúdo

Notícias

Livro organizado por professores do Ifal reúne relatos de indígenas alagoanos sobre vivências na pandemia

O livro Índios e Pandemia: “Até o Ouricuri tem que esperar” terá lançamento on-line em 26/05

por Gabriela Rodrigues publicado: 21/05/2021 16h08, última modificação: 21/05/2021 16h09

Será lançado no dia 26/05, ás 19h30, pelo ambiente virtual Google Meet do Curso de Especialização em História de Alagoas o livro Índios e Pandemia: “Até o Ouricuri tem que esperar” , organizado pelos professores e antropólogos Amaro Hélio Leite da Silva e Luiz Sávio de Almeida, docentes da Especialização em História de Alagoas - Ifal campus Maceió.

O livro faz parte da coleção Índios do Nordeste: temas e problemas (v. XX)  e tem como objetivo divulgar a escrita indígena, suas histórias, memórias e experiências de vida, destacando a realidade vivida no contexto de pandemia. Para tanto, os professores organizaram textos de indígenas alagoanos – de comunidades como Xukuru-Kariri, Wassu-Cocal, Jiripankó, Katokinn, Karuazú, Tingui-Botó –, além dos Xocó de Sergipe. São textos de lideranças jovens, acadêmicos e/ou profissionais da saúde indígena; algumas assistentes sociais, outros funcionários(as) do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

O professor Amaro Hélio destaca que a obra é resultado do compromisso acadêmico e político dos organizadores, que percebem uma “nova inteligência indígena” se afirmando e se consolidando em Alagoas e evidenciada diante da qualidade dos artigos publicados no livro por indígenas que são jovens estudantes, pesquisadores e professores, oriundos de diversos aldeamentos, formados, em sua maioria, nas universidades públicas e institutos federais, em diversas especialidades e níveis de graduação. "Pela primeira vez, a coleção publica textos apenas de autores indígenas. Portanto, consideramos o lançamento do livro um ato de resistência dos povos indígenas", destaca o pesquisador. 

O lançamento de Índios e Pandemia: “Até o Ouricuri tem que esperar” será transmitido ao vivo pelo YouTube e pode ser acompanhado aqui.