Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Licenciatura em Física do Ifal forma os primeiros professores

Licenciatura em Física do Ifal forma os primeiros professores

Recém-licenciados foram nomeados para a docência na rede pública de ensino

por Gabriela Rodrigues publicado: 18/03/2022 15h46, última modificação: 18/03/2022 16h10

Dois jovens, duas jornadas, muitos desafios e inúmeros motivos para celebrar: Os alunos egressos Mateus Santos de Souza e Nicolas Henrique da Silva Santos são os primeiros docentes do Ifal formados pelo curso de Licenciatura em Física, ofertado pelo campus Maceió desde 2018. Os novos docentes celebraram a colação de grau na última quinta-feira (17) no gabinete da Direção do Ifal Maceió e já foram nomeados professores da rede pública de Educação, aprovados no concurso da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas.

Licenciatura em Física do Ifal forma os primeiros professoresPara o  professor Damião Augusto, a jornada de dificuldades enfrentadas pelos recém-formados durante os quatro anos da licenciatura mostram a capacidade de resiliência, resistência e compromisso com o Instituto Federal. "São ciclos que nos enchem de alegria e de sentido. Vocês estão fazendo história no Ifal. Nós (professores, gestores) nos formamos juntos com vocês, pois acompanhamos esse movimento de aprendizagem e troca. É um ciclo que se retroalimenta e dá sentido à nossa existência e à existência do Ifal", celebrou Damião.

O professor da Licenciatura em Física Frederico Passos, orientador dos Trabalhos de Conclusão de Nicolas e Mateus, celebrou a conquista e destacou o papel do Ifal como instituto formador de professores. "A gente veio pra cá para formar professores, são poucas as licenciaturas em Física no Estado, e vemos o quanto todo esse processo valeu e tem valido à pena.  É muito gratificante acompanhar o processo, ver a superação de cada dificuldade e chegar a um momento como este, em que tudo se traduz em resultado", comemorou o docente.

Mateus é natural de Atalaia

Mateus Santos de Souza é eletrotécnico, e durante todo o período da licenciatura teve de conciliar a jornada de trabalho com os estudos. Mateus trabalha em um hospital no horário noturno e, duarante o dia, dividia seus horários com  as aulas da graduação e atividades de monitoria. "Eu praticamente passava o dia na Ifal porque também participava da monitoria. Eu ia e voltava diariamenta de ônibus para a minha cidade, Atalaia" conta o ex-aluno, ao demonstrar sua gratidão aos docentes do curso e resumir que concluir uma licenciatura em Física neste contexto "não é algo muito fácil".

Nicolas é natural de Piaçabuçú

Com uma rotina também "apertada" e muitas atividades, Nicolas Henrique, natural de Piaçabuçú, conta que no primeiro ano de sua licenciatura deslocava-se diariamente de seu município para Maceió, até vir morar na casa de parentes na capital. "Vim morar com a minha tia quando os horários ficaram mais corridos e eu não podia viajar diariamente, pois também era bolsista do PIBIC (Programa de Iniciação Científica)". Nicolas, emocionado, agradeceu ao professor Frederico e ao colega Mateus, com quem construiu uma forte amizade, pelo apoio oferecido ao longo de todo o curso. "Conhecemos e tivemos oportunidades de amar e conhecer a docência que agora poderemos exercer. Somos muito abençoados por isso".