Notícias
Internacionalização: Estudante de Gestão de Turismo compartilha experiência de intercâmbio em Portugal
Levy foi selecionado em edital pelo Programa de Mobilidade Acadêmica do Ifal
Ele já está de volta ao Brasil, mas continua com o mesmo sorriso e o encanto de quem viajou de avião pela primeira vez: o estudante do curso superior de Gestão de Turismo Levy Almeida, do Ifal Maceió, retornou a Alagoas após uma experiência de nove meses em que conciliou estudos, estágio, passeios e muitos aprendizados durante o intercâmbio em Portugal. E tem compartilhado a sua experiência com outros estudantes do Ifal.
Em seu retorno recente, Levy tem experimentado um ciclo de conhecimentos e experiências que se entrelaçam na sua história: ele foi selecionado pelo Edital nº 28/2023 da PRPPI/Ifal, para o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional do Instituto Politécnico de Guarda, devido a seu currículo ser rechedado de participações em opotunidades e projetos dentro do Ifal. Em Portugal, o estudante passou seis meses na cidade de Seia, estudando na Escola Superior de Turismo e Hotelaria - ESTH, no curso de Turismo e Lazer, e três meses estagiando no H2otel Congress & Medical Spa, localizado em Unhais da Serra.
De volta a Alagoas, Levy já chegou contando sua história nos campi Maceió, Arapiraca, Penedo e Palmeira dos Índios, inspirando alunos de diferentes cursos que sonham com a oportunidade de estudo e trabalho no exterior. “O que sempre digo: aproveitem tudo o que o Ifal oferece. Bolsas, projetos de ensino, pesquisa, extensão, monitoria, eventos, congressos, produção com os professores. Tudo o que contribui para um bom currículo pontua na seleção e também serve para as oportunidades lá fora“, aconselha o intercambista. Em suas visitas às unidades do Insituto, Levy costuma estar acompanhado da estudante de engenharia Adenilma Maria de Menezes, também intercambista do Ifal, campus Palmeira dos Índios, e da coordenadora de Relações Internacionais do Ifal Selma Bezerra.
Levy conta que se inscreveu na seleção assim que o edital foi lançado e, ao ser aprovado, ficou supreso e entusiasmado porque aquela seria não só a sua primeira viagem internacional, mas o seu primeiro vôo de avião. “Foram muitas novidades de uma vez. Voar, estudar fora do país, trabalhar pela primeira vez e receber em euro, me adaptar a um outro contexto. Mas eu fui muito bem acolhido e recebido, eles gostaram do meu sotaque nordestino!“, recorda, sorrindo e relatando que se adaptou rapidamente à cidade de Seia, na província portuguesa de Beira Alta.
Uma porta levando a outra
Depois de passar um semestre em Seia cursando Turismo e Lazer, Levy teve outra surpresa, que foi muito além de sua aprovação no Programa de Mobilidade Acadêmica. “Eu digo que Deus abriu uma porta dentro de outra porta, dentro do intercâmbio. Algo que eu nem nem esperava: foi o dia em que representantes de hotéis foram lá na universidade, porque lá os alunos têm que fazer estágio obrigatório, e uma professora me perguntou até quando meu visto seria válido. 'Até fevereiro', eu respondi. Então, como eu teria o tempo para trabalhar lá, ela me orientou a entrar em contato com um daqueles representantes de hotel que mais me interessasse para completar o tempo cumprindo estágio. Eu conversei com a representante do H2Hotel, que tinha um centro terapêutico, de lazer, estética e bem estar, e a oportunidade aconteceu!”, relata o estudante.
Durante o estágio no hotel, em Unhais da Serra, Levy estagiou como recepcionista e também atuou na área de suporte no Spa e centro de bem-estar do hotel, por também ter em seu currículo os cursos de enfermagem e acupuntura e o desejo de associar o conhecimento terapêutico com a parte do turismo. “E deu certo! Passei mais tempo do que o previsto por lá e acessando novas experiências”, comemora.
Levy conta também que em vários momentos durante o estágio entrou em contato com os professores Selma Silva Bezerra, coordenadora de Relações Intermacionais do Ifal, e Lauro Pereira, do curso de Turismo do Ifal Maceió, que não só ofereceram o apoio necessário ao estudante como o orientaram com informações que o fizeram aproveitar melhor as portas abertas durante toda a sua estadia em Portugal.
Além das experiências de estudo e trabalho, Levy conheceu várias outras cidades, conheceu a neve, fez parte do Corpo de Bombeiros voluntários da cidade de Seia, participou de congresso em Aveiro e documentou sua trajetória em vídeos inspiradores compartilhados com estudantes interessados em intercâmbio. “Agora estou de férias, lembrando tudo o que vivi por lá, estudando espanhol, mas retorno ao curso no próximo semestre seletivo, no 3º período de Turismo, para viver as oportunidades que virão em 2025”, conclui o estudante, otimista.