Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Intergeracionalidades: projeto de extensão estimula troca de experiências culturais entre pessoas de idades diversas
conteúdo

Notícias

Intergeracionalidades: projeto de extensão estimula troca de experiências culturais entre pessoas de idades diversas

Grupo reúne participantes de 21 a 63 anos e múltiplas formações
por Gabriela Rodrigues publicado: 15/09/2023 11h45, última modificação: 15/09/2023 11h45
Exibir carrossel de imagens Os participantes inscritos possuem entre 21 e 63 anos de idade, com múltiplas formações e fazeres

Os participantes inscritos possuem entre 21 e 63 anos de idade, com múltiplas formações e fazeres

Promover o encontro e a troca de experiências que envolvam arte e cultura; design e artesanato; dança, entre outros "fazeres": é com este intuito que o projeto de extensão intitulado Design de Interiores e Artesanato: diálogos intergeracionais do ser, fazer e viver foi criado e aprovado no último edital de seleção de propostas de extensão 2023, reunindo vivências de docentes e estudantes do Grupo de Design e Estudos Interdisciplinares - Geid e do Grupo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Gempe. 

Os participantes inscritos possuem entre 21 e 63 anos de idade, com múltiplas formações e fazeresOs participantes da equipe possuem entre 21 e 63 anos de idade, com múltiplas formações e experiências, trocadas entre os próprios integrantes do grupo e o público externo acessado pelo projeto. O público-alvo do projeto são pessoas adultas e pessoas idosas de diferentes idades e gerações que são da área de Design, Design de Interiores, Artesanato e/ou Produção Cultural. O principal objetivo é promover diálogos intergeracionais por meio do ser, fazer e viver dos participantes. O projeto também visa produzir um documentário e uma exposição, que objetivam dar visibilidade à temática da importância da promoção da intergeracionalidade, para o combate principalmente ao etarismo, o desenvolvimento de cultura da paz no convívio entre pessoas de diferentes idades e para a solidariedade entre gerações.

Marca do Projeto Ser, Fazer e ViverO projeto começou em 01/08/2023 com a formação e organização da equipe executora e o planejamento e desenvolvimento da metodologia da ação extensionista. Após divulgação e inscrições, o projeto realizou o primeiro encontro intergeracional com os participantes inscritos, no dia 13/09 no Auditório Oscar Sátyro, no Ifal Maceió. Foi uma tarde de diálogo sobre a temática da intergeracionalidade e a equipe fez as primeiras atividades de interação e troca de conhecimento.

"Ser, fazer e vier: inter.geracional.idades" foi a marca desenvolvida pela equipe de bolsistas extensionistas formada por discentes do Curso de Design de Interiores (Alexandre Pitanga, Rebeca Falcão e Raíssa Costa) e pelas docentes coordenadoras do projeto (Áurea Luiza Rapôso; Adriana Paula Santos e Patrícia Lins).