Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > IFNegócios: projeto busca fortalecer empreendedorismo e economia em Maceió
conteúdo

Notícias

IFNegócios: projeto busca fortalecer empreendedorismo e economia em Maceió

Por meio de orientações e planos de ação, objetivo é capacitar pequenas empresas do setor turístico para oferta de serviços com preços competitivos e sustentáveis.
por Gabriela Rodrigues publicado: 28/11/2024 15h08, última modificação: 28/11/2024 15h24
Exibir carrossel de imagens Ação foi contemplada pelo edital Nacional IFMais Empreendedor

Ação foi contemplada pelo edital Nacional IFMais Empreendedor

Capacitar empresas do setor turístico em Maceió para desenvolver estratégias de análise de custos e formação de preços competitivos e sustentáveis: foi com este objetivo, "mirando" em uma cidade potente para os setores de hotelaria e turismo, que surgiu no Ifal Maceió o projeto IFNegócios, iniciativa que oferece planos de ação para estimular a competitividade das micro e pequenas empresas locais, maximizar a lucratividade e reduzir desperdícios.

O projeto foi aprovado entre mais de sessenta propostas inscritas no edital 2024 do programa IF Mais Empreendedor Nacional 2024, criado para apoiar o desenvolvimento de ações criadas no âmbito da Rede Federal voltadas ao atendimento, apoio e orientação a micro e pequenos empreendedores (MPEs),  empreendedores individuais (desde que possuam cadastro nacional de pessoa jurídica) e empreendedores e produtores rurais formalizados.

Coordenador do projeto destaca que o objetivo é capacitar micro e pequenas empresas locais para maximizar a lucratividade e reduzir desperdíciosO IFNegócios é coordenado pelo professor Daniel Pereira, docente e coordenador do Curso de Tecnologia em Hotelaria do Ifal Maceió, e conta com uma equipe multidisciplinar de mais cinco bolsistas: Rafael Luiz  (do curso técnico integrado de Desenvolvimento de Sistemas),  Laissa Barros (curso superior de Tecnologia em Alimentos),  Evellyn Sollara (curso superior de Tecnologia em Hotelaria), Daniela Conceição (curso superior em Gestão do Turismo) e Mayara Vanessa (superior em Tecnologia em Alimentos). 

O projeto nasceu da experiência do professor Daniel em consultoria e atuação na área de custos, exercida na prática profissional e em sala de aula com os alunos. "Submetemos a proposta ao Programa IF Mais Empreendedor e fomos contemplados dentre outras 66 propostas", relata. "O projeto tem se aproximado, nesta fase inicial,  de empreendedores do tipo microeemprededores individuais e empresas de pequeno porte que atuam no ramo do turismo, para diagnósticos e emissão de um plano de ação a ser implementado. Temos captado, até o momento, a necessidade de qualificação da mão-de-obra para a execução dos serviços nos empreendimentos, e  falta de fluxos de trabalho para que esses negócios reduzam seus custos, suas perdas e prejuízos", explica o coordenador. 

Equipe IFNegóciosA equipe de trabalho do IFNegócios segue com o projeto até o mês de fevereiro de 2025, finalizando as ações com empresas já cadastradas e outras que estão sendo captadas para receber os benefícios do projeto, fortalecendo-as frente aos desafios econômicos e sazonais dos ramos de Turismo e Hotelaria em Alagoas.

Os planos de ação montados sob a consultoria do IFNegócios contemplam etapas de planejamento, diagnóstico, capacitação e monitoramento e permitem que os estudantes do projeto tenham a oportunidade de viver experiências reais, aplicando os conteúdos aprendidos em sala de aula em contextos práticos. "Espera-se que a iniciativa beneficie diretamente a comunidade local ao promover uma gestão mais eficiente e sustentável das empresas do setor turístico de Maceió", destaca o coordenador da equipe.

Para saber mais sobre esta iniciativa entre em contato com o IFNegócios