Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal será sede de evento de Retórica: Memoria e Actio em Foco no Colóquio do Grupo ERA

O Campus Maceió será sede do 8º Seminário Internacional de Retórica e do 16º Colóquio do Grupo ERA, em Maceió
publicado: 12/07/2024 09h22, última modificação: 12/07/2024 09h22

O Grupo de Estudos Retóricos e Argumentativos (ERA), da PUC-SP / CNPq, realiza nos dias 29 e 30 de novembro de 2024 o Seminário Internacional de Retórica e Colóquio do Grupo ERA, no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maceió, no auditório Oscar Sátyro. O evento marcará o encerramento da trilogia iniciada em 2022, abordando os cinco cânones da retórica clássica.

Após edições on-line, o evento retorna ao formato presencial, proporcionando um ambiente mais dinâmico para a troca de ideias e conhecimentos. Além do Ifal, com a colaboração do professor Zoroastro Neto, também integram a organização a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), representadas pela professora. Maria Francisca Oliveira Santos.

Encerramento de uma trilogia sobre os cânones da Retórica

Desde 2022, o Grupo ERA tem dedicado suas pesquisas ao estudo dos cinco cânones da retórica clássica. Iniciou com Inventio em 2022, seguiu com Dispositio e Elocutio em 2023, e agora, em 2024, encerra com Memoria e Actio. Este enfoque não apenas orientou os estudos ao longo do ano, mas também culminará no lançamento de um livro que compila os resultados dessas investigações. O evento ainda promete uma reflexão profunda sobre a importância e as aplicações contemporâneas da memoria e da actio.

Objetivos e impacto acadêmico

O Colóquio e Seminário Internacional sobre Retórica visa aprofundar os estudos retóricos, reunindo pesquisadores de diversas nacionalidades para discutir retórica e sociedade. A iniciativa promove a divulgação da produção científica e incentiva estudantes e professores a se engajarem em pesquisas, com foco na retórica, em diferentes áreas do conhecimento e das relações humanas. Compreender as técnicas e meandros discursivos é vital para aprimorar a capacidade crítica e argumentativa, habilidades essenciais em várias esferas sociais e profissionais.

Programação e Destaques

No dia 29 de novembro, a conferência de abertura, "Diálogo sobre Actio", abordará aspectos teóricos e práticos da actio, com ênfase na performance e apresentação do discurso. A mesa-redonda subsequente explorará diferentes perspectivas e aplicações da actio na retórica contemporânea.

No dia 30 de novembro, uma mesa-redonda sobre memoria abrirá os trabalhos, seguida pela conferência internacional "Diálogo sobre Memoria", que discutirá a importância e as funções da memória desde a antiguidade clássica até a contemporaneidade.

O evento será uma oportunidade única para intercâmbio acadêmico, com exposição de banner e sessões de comunicação abertas à comunidade para a divulgação de trabalhos científicos em Retórica, Texto e Discurso.

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser realizadas no site estudosretoricos.com.br.