Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió sedia Oficina de Promoção de Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo

publicado: 23/01/2020 15h57, última modificação: 23/01/2020 16h05

O Ifal Campus Maceió sedia nesta quinta e sexta-feira (23 e 24/01) a Oficina de Promoção de Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo: as políticas de ação afirmativa étnico-racialmente referenciadas (cotas para negros/as) no acesso à educação e ao serviço público federal. A atividade é ministrada pelo professor Adilson Pereira dos Santos, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), no Auditório Oscar Sátyro, e é promovida pelo Ifal em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Ministério Público da União (MPU).

O objetivo do evento é instrumentalizar pessoas interessadas para atuar em comissões de heteroidentificação, visando a validação da autodeclaração étnico-racial prestada por candidato/a à vaga reservada para negro/a em processos seletivos para cursos técnicos de nível médio, graduação e pós-graduação, bem como nos concursos e estágios na administração pública federal.

Durante a abertura do evento, a diretora de Articulação do Ensino do Ifal, Regina Brasileiro, representando o reitor do Instituto, agradeceu às instituições participantes pela parceria, destacou a importância do evento para a instrução sobre a formação de comissões no Instituto e falou sobre a importância de iniciativas para viabilizar as ações de políticas afirmativas nas instituições.

O professor Carlos dos Santos, presidente da comissão de concursos e presidente da comissão organizadora da Oficina destacou que a oficina é uma oportunidade para criar uma base de formação para a comunidade para promover o conhecimento sobre os critérios das políticas de ação afirmativa étnico-racialmente referenciadas para acesso à educação. “É importante conhecer e discutir condições de identificação, falar em critérios e regulamentar esse processo de identificação relacionado à política de cotas”, declarou.

O evento foi aberto com palestra e debate sobre os aspectos conceituais: promoção da Igualdade Racial e do Enfrentamento ao Racismo e sobre as ações afirmativas como políticas públicas de cotas: regulamentação e implementação/execução. A oficina é conduzida pelo professor da Ufop Adilson Pereira dos Santos, psicopedagogo atuante em processos educacionais de inclusão/exclusão, políticas para o ensino superior, ações afirmativas e educação para as relações étnico-raciais. A oficina é gratuita, aberta à comunidade acadêmica do Ifal e ao público externo e segue nesta sexta-feira, a partir das 8h30, com atividades práticas de hetero-identificação étnico-racial.

Veja a programação completa do evento aqui.