Notícias
Ifal Maceió recebe Congresso Brasileiro de Auditoria e Controle Interno
Acontece até sexta-fera (11) no Ifal Maceió o IV Congresso Brasileiro de Auditoria e Controle Interno - COBACI 2023, evento realizado pela União Nacional dos Auditores do Ministério da Educação – UNAMEC e que conta com palestras, painéis, mesas redondas e workshop com especialistas que compartilham experiências, conhecimentos e reflexões para transformar a atuação das auditorias internas em órgãos federais. O evento reúne auditores dos 26 Estados brasileiros atuantes em instituições federais de ensino.
É a primeira vez que um Instituto Federal recebe o Congresso, que também acontece no Nordeste pela primeira vez. Com o tema "Auditores como propulsores de ESG", o encontro traz ao debate o conceito de ESG, ou seja, de ações de auditoria e controle interno baseados nos pilares: ambiental, social e de governança. De acordo com a presidente da Associação Nacional dos auditores do MEC, Marília Cristyne Matsumoto, o evento é uma oportunidade de "esperançar" e discutir sustentabilidades em instituições públicas de ensino, construindo um futuro mais saudável e postivo para alunos e servidores. "Discussões e trocas como as que desenvolvemos com os colegas aqui presentes, de todos os cantos do país, são fundamentais para pensarmos na permanência e êxito dos alunos, no envolvimento, participação e pertencimento nas instituições das quais eles são parte", destacou.
A reitora em exercício Cledilma Costa destacou a importância do Ifal em receber o evento, e falou do Instituto como referência em inclusão: "O Ifal é o único Instituto que destina 70% das nossas vagas para egressos de escolas pública, e este é um dado importante que mostra o impacto que causamos na geração de oportunidades e mudança de vida para muitos jovens".
Programação
O COBACI 2023 foi aberto com apresentação do Coro Jovem do Ifal e a execução no hino nacional pelo maestro Almir Medeiros, seguida pela palestra de abertura "O papel do controle no fortalecimento da política pública e da democracia", com o chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do MEC, Marcus Braga.
Outros temas em pauta no evento são Gestão de Riscos, Nova lei de licitações e seu olhar para a sustentabilidade, Política de sustentabilidade e Plano de Logística Sustentável, Auditoria e governança de TI, Auditoria interna e fraude ocupacional: um pouco além do triângulo da fraude, Casos de manipulação contábeis, Indicadores de ESG, Integridade, Inovação na perspectiva do Controle e Trabalho do TCU sobre os 10 anos da Lei de Cotas.