Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió reúne cerimonialistas de todo o Brasil em Encontro de Cerimonial Universitário

Evento foi organizado pelo Forcies em parceria com comissão de cerimonialistas da Ufal e do Ifal
por Gabriela Rodrigues publicado: 05/12/2023 18h53, última modificação: 05/12/2023 19h08
Exibir carrossel de imagens Evento reuniu em Maceió cerimonialistas de IF´s de universidades de todo o Brasil

Promovido pelo Fórum Nacional dos Organizadores de Cerimônias Universitárias e Acadêmicas das Instituições de Ensino Superior Brasileiras - Forcies, o XIII Encontro de Cerimonial Universitário foi realizado no Auditório Oscar Sátyro, do Ifal Maceió e reuniu profissionais de Universidades e Institutos de todo o país para discutir técnicas e  tarefas na organização dos eventos Institucionais.

Abertura do evento aconteceu no Museu Theo Brandão

O evento colocou em pauta temas como protocolos para recepção de autoridades, colação de grau, jubileus, inaugurações, outorgas de títulos honoríficos, homenagens e também recepção aos calouros e outros eventos acadêmicos.

Foi a primeira vez que o encontro aconteceu em Alagoas, sendo conduzido por uma comissão de cerimonialistas da Ufal e do Ifal. O evento teve como principal objetivo a troca de experiências e normatizar procedimentos nas áreas de colação de grau e eventos acadêmicos administrados ou apoiados pelas IFES, reunindo coordenadores de eventos, cerimonialistas, mestres de cerimônias e outros servidores ligados à área.

Adriana Thiara falou sobre as etapas de organização de um eventoO evento foi aberto no Museu Théo Brandão com palestra do professor José Vieira da Cruz com o tema Os significados do Cerimonial Universitário. O evento também foi marcado por palestra da professora do Ifal Maceió Adriana Thiara, que ao palestrar sobre o tema "Evento e Cerimonial: do planejamento à avaliação" interagiu com os participantes e movimentou o debate sobre estruturação, resultados e imprevistos em eventos institucionais.

Também do Ifal Maceió, o servidor Sérgio Corrêa conduziu a apresentação de trabalhos credenciados e relatos de "cases" de sucesso em eventos institucionais.  O ecncontro também colocou em destaque o tema "O Cerimonial Universitário: Os eventos como ambientes de aprendizagem", conduzido pela professora Adélia Caroline Felix, da Universidade Federal de Alagoas - Ufal.

O papel do Mestre de Cerimônias foi um dos temas em destaqueA interação entre  os participantes colocou em foco o papel do Mestre de Cerimônias e os Ritos e a Simbologia do Cerimonial Universitário, temas conduzidos em mesa redonda por cerimonialista da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),  Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Ifal.

A busca pela padronização

Ray Garbelotti, coordenador de eventos da UFPR e presidente do Fórum, conduziu o encontro e destacou, já na abertura do evento, a importância de uma reunião nacional como este encontro para definir as atribuições específicas do cerimonial universitário; padronizar o protocolo de outorga de grau, ordem de precedência nas cerimônias universitárias, uso das indumentárias, a simbologia das cores das áreas de conhecimento e outros tipos de eventos acadêmicos e elaborar um glossário específico com as terminologias que serão utilizadas nas cerimônias universitárias.

Evento reuniu em Maceió cerimonialistas de IF´s de universidades de todo o Brasil"O Fórum incialmente reunia de forma online cerimonialistas de todo país desde 1997 para estabelecer normas de cerimonial padronizadas e ao mesmo tempo respeitar a regionalidade de cada instituição. Temos linhas de conduta dentro dos protocolos para as instituições de ensino superior sendo  discutidas 2016, e já tivemos muitas conquistas. Mas muita coisa ainda não avançou", conta o cerimonialista.

O presidente do Fórum destacou que a falta de padronização a regras de protocolo em eventos institucionais se deve, principalmente, à mudança constante de equipes de gestão e profissionais dentro das instituições. "São muitos os fatores que dificultam o respeito aos protocolos e às responsabilidades do cerimonial. Muitas decisões, por exemplo, dependem politicamente do gestor e de equipes que mudam constantemente, e isso dificullta, pois quem sai muitas vezes não deixa o legado para passar adiante, mas aos poucos estamos mudando esta cultura e mentalidade".