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Ifal Maceió recebe visita de embaixadora da Espanha para prestigiar excelência no ensino
Embaixadora com equipe do Ifal. A visita aconteceu como forma de prestigiar o campus pela conquista do segundo lugar no Concurso Colegio del año en Español
O Ifal Campus Maceió recebeu nesta quinta-feira (10) a visita de cortesia da embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios. A visita aconteceu como forma de prestigiar o campus pela conquista do segundo lugar no Concurso Colegio del año en Español 2020 e para debater parcerias tendo em vista o fortalecimento do plurilinguismo e do ensino da língua espanhola no Brasil.
A embaixadora foi recebida pelo reitor do Ifal Carlos Gudes, o diretor do Campus Maceió Damião Augusto e pela professora de Espanhol do Campus Maceió, Elaine Sgarbi. Também participaram da mesa de honra do evento a pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa, a coordenadora de Relações Internacionais, Carolina Duarte, a pró-reitora de Pesquisa e Inovação Eunice Palmeira e a pró-reitora de Extensão Elisabete Duarte.
O encontro foi aberto com apresentação da Camerata Jovem do Ifal, seguida por declamação do poema em espanhol Caminante no hay Camino, do poeta espanhol Antonio Machado Ruiz, recitado pelo o estudante do 3º ano do curso técnico em Mecânica, Breno Leite.
O evento foi concluído com uma visita guiada a algumas estruturas do Ifal Maceió, começando pela placa de premiação do Colégio Del Año en Español, passando por laboratórios e espaços de convivência e outros ambientes do campus.
Plurilinguismo e parceria cultural
A embaixadora Mar Fernández-Palacios agradeceu aos gestores do Instituto pelo acolhimento e parabenizou os alunos da camerata pela qualidade da apresentação musical e o aluno Breno Leite pela declamação do poema. Mar Fernández-Palacios também parabenizou o Ifal pela excelência no ensino do espanhol. "É muito importante o trabalho que vocês fazem para a promoção do espanhol no Brasil. Estamos convencidos da importância que tem a língua espanhola neste país. Próximos ao Brasil, há sete países vizinhos que falam esta língua, então é um instrumento que vai ser muito útil na vida pessoal e profissional destes alunos", destacou.
A embaixadora relatou que esteve em reuniões com o Conif e com a Consejería de Educación da Embaixada da Espanha, oportunidades em que pode apreciar o trabalho dos Institutos no ensino de espanhol. Com a titulação de Colégio Del Año en Español, o Ifal Maceió passou a integrar uma rede de colégios de excelência, coordenada pela Consejería de Educación da Embaixada da Espanha e pelo Colégio Miguel de Cervantes, que juntos promovem a formação continuada de docentes no país, com o objetivo de desenvolver projetos conjuntos de referência no ensino do Espanhol no Brasil. "A partir de passos como este, vemos possibilidades legais para ampliar a formação de professores de espanhol e organizar um catálogo de possíveis medidas para promoção do idioma espanhol no Brasil", reforçou Mar Fernández-Palacios.
A professora de espanhol Elaine Sgarbi, idealizadora dos projetos Mi vida en un vídeo e o Espanglish, para ensino de idiomas, destacou a importância do plurilinguismo para a vida das pessoas, como símbolo de interação cultural e ampliação de possibilidades de conhecimento. "Um ponto que em muito favorece este plurilinguismo é essa parceria com professores de Institutos Federais de outros pontos do país, para fortalecer a manutenção do ensino do espanhol e trocar conhecimento com países parceiros. Temos uma América Latina latina forte. A gente só não descobriu isso ainda", enfatizou.
Educação Pública e de referência
O diretor do Campus Maceió, Damião Augusto, destacou na ocasião o fato de os Institutos Federais manterem o ensino do idioma espanhol na grade curricular do ensino médio, apesar de mudanças políticas que derrubaram a obrigatoriedade da disciplina. Apesar da não obrigatoriedade da oferta de Espanhol pelo Ensino Médio, por meio da Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que tornava o ensino do idioma optativo, o Ifal, por meio de uma decisão do Conselho Superior (Consup), em 2019, optou por manter a disciplina na grade dos cursos.
"Somos uma rede de educação básica, técnica e tecnológica, que lidamos o tempo inteiro com a pluralidade: de histórias, de pessoas, de ideias, de gêneros, tendências, raças. O que acontece dentro do Ifal é o que acontece na nossa América: a pluralidade. E saber lidar com as diferenças, e ampliar o ensino de idiomas para ter mais acesso a elas, é fundamental para o intercâmbio de conhecimentos singulares e plurais", reforçou o diretor.
O reitor do Ifal Carlos Guedes destacou o papel do Instituto como uma instituição que promove educação de qualidade social, pública, gratuita e muito inclusiva. "Essa instituição que transforma a vida das pessoas é a única no país que destina 70% das vagas para estudantes de baixa renda, oriundos de escolas públicas, gerando oportunidades para as pessoas que mais precisam ainda em um país tão preconceituoso. Oportunidades essas que transpõem as fronteiras de nosso país e que são tão necessárias. Viva a multiculturalidade! Viva a língua portuguesa e a língua espanhola! Viva o ifal e a educação pública!", celebrou o gestor.