Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió recebe estudantes italianas em intercâmbio

Ifal Maceió recebe estudantes italianas em intercâmbio

Ariana Olbia e Angelica Moncalieri se interessam por língua portuguesa e diferenças culturais
por Gabriela Rodrigues publicado: 23/08/2023 11h07, última modificação: 23/08/2023 12h06

Acolhimento, diferenças culturais, um novo idioma a ser aprendido e muitas expectativas: as estudantes italianas Ariana Arru Olbia, do curso técnico integrado de Química e Angelica Miniotti Moncalieri, do curso técnico integrado de Desenvolvimento de Sistemas, chegaram por intercâmbio no Ifal Maceió e foram recepcionadas por gestores do campus e da Coordenação de Relações Internacionais - CRI/Ifal. As alunas, que já inicaram as aulas, relataram suas primeiras experiências e impressões sobre o Instituto, e o que trouxeram na "bagagem" de perspectivas em relação ao Brasil.

Ariana Arru Olbia veio da Sardenha, ilha do Mediterrâneo localizada no nordeste da Itália, para uma experiência de um ano no Brasil. Já Angelica Miniotti Moncalieri veio da cidade de Turim, noroeste da Itália, para permanência de três meses. Ao se candidatarem para a experiência do intercâmbio, as alunas escolheram o Brasil por reconhecerem o país como "acolhedor", "com uma cultura muito diferente da que se vive na Itália" e "com pessoas simpáticas e interessantes".  A experiência linguística com o português também foi um atrativo para as italianas.

Italianas relatam interesse na cultura brasileiraA mentora nacional da AFS Brasil Patrícia Vanessa Sampaio, voluntária da organização desde 2015, explica que a  chegada das intercambistas a Maceió, e consequentemente ao Ifal, se deve ao processo de triagem e seleção conduzido pela AFS Intercultura, uma organização internacional, voluntária, não governamental e sem fins lucrativos, comprometida em oferecer oportunidades de aprendizagem intercultural por meio de programas de intercâmbio para ajudar as pessoas a desenvolver conhecimentos, habilidades e o entendimento necessário para "circular" pelo globo e promover troca de experiências.

Durante o processo de escolha de anfitriões, famílias voluntárias alagoanas, cadastradas pela AFS, foram selecionadas após um criterioso processo de triagem. Além da disponibilidade e interesse dos anfitriões, a parceria da organização com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - o Conif, por meio de convênio formalizado com a AFS em 2016, favoreceu o ingresso das estudantes no Instituto Federal.

Acolhimento

Equipe do Ifal e mentora nacional da AFS receberam as italianasAo relatar as primeiras impressões sobre sua chegada no campus Maceió, as estudantes destacaram que ainda estão se familiarizando com o idioma, para compreender as aulas, e que foram bem recebidas pelos colegas de classe. O diretor do Ifal Maceió, Givaldo Oliveira, deu as boas vindas às intercambistas e colocou a gestão do campus à disposição para o suporte necessário. "É um prazer para a nossa instituição acolher estudantes de outros países, principalmente porque  temos uma oportunidade de trocas muito importantes entre nossos alunos", informou o gestor, ao dar as boas vindas às italianas.

A coordenadora de relações internacionais do Ifal - CRI/Ifal, Selma Bezerra, falou sobre a importância de parcerias para o envio e acolhimentos de estudantes. "A participação do Ifal em acordos com organizações permite que nossos professores e alunos estejam inseridos em programas nacionais e internacionais de mobilidade, como também de sermos selecionados como instituição com suporte para receber alunos estrangeiros dispostos a enriquecedoras trocas culturais e a uma experiência linguística com o nosso idioma", reforçou.