Notícias
Ifal Maceió realiza mais uma colação de grau
O Campus Maceió celebrou no auditório Oscar Sátyro a cerimônia de colação de grau de 23 alunos dos cursos Superiores de Bacharelado em Sistemas de Informação e Engenharia Civil; das Licenciaturas em Ciências Biológicas, Letras/Português, Química e Matemática; e tecnológicos em Hotelaria, Gestão de Turismo, Alimentos e Construção de Edifícios, todos do Ifal Campus Maceió. A cerimônia foi presidida pela pro-reitora de Ensino Cledilma Costa (na ocasião, como reitora em exercício) e também teve a condução do diretor geral do campus Damião Augusto.
O diretor Damião Augusto destacou em seu pronunciamento o papel do Ifal como instituição inclusiva, e falou sobre desafios atuais vivenciados pela Rede Federal de Educação. “Somos uma instituição que, mesmo diante das dificuldades, tem feito história da sociedade alagoana por meio da educação e da inclusão. Temos hoje no Ifal Maceió um aluno com necessidades especiais vinculado ao Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais (Napne) que é graduando do curso de Hotelaria. Temos aqui mais de vinte alunos com nomes sociais devidos às suas questões de gênero. Temos mulheres periféricas e empoderadas, formando-se em empreendedorismo, e já com suas pequenas empresas caminhando. E temos uma formanda negra aqui hoje, de origem periférica, neta de escravos e de uma catadora de sururu, que faz história em sua família ao se formar em um curso superior com a chancela do Instituto Federal“, relatou o diretor do Campus, emocionado.
Damião também alertou os estudantes sobre continuarem suas trajetórias e buscarem realizações. Somos uma Instituição centenária que, tradicionalmente, não forma só profissionais, mas cidadãos melhores e mais capazes. “Se vocês em algum aspecto tornaram-se pessoas melhores durante a formação de vocês, cumprimos com o nosso papel. E continuaremos a cumprir, mesmo diante dos percalços. Busquem os sonhos de vocês! Precisamos de um país melhor e estamos aqui para isso“.
A reitora em exercício Cledilma Costa afirmou que o Ifal é responsável pela formação educacional de muitos jovens que constroem uma trajetória dentro da Instituição. “Muitos alunos entram aqui por volta dos 14 anos, quando iniciam o ensino médio, e saem ao final de sua graduação ou mesmo depois de uma pós. É uma enorme responsabilidade saber que parte tão importante da vida dessas pessoas está dedicado aqui, portanto também nos dedicamos e cumprimos o nosso papel de oferecer educação pública, gratuita, socialmente referenciada e transformadora para o país“, reforçou.
Confira a lista dos formandos, por cursos:
Tecnologia em Hotelaria
CAIO CÉSAR MIRANDA
BÁRBARA ESTHER DA SILVA
JOÃO PEDRO DOS RAMOS
ITAMARA MARIA BELO DOS SANTOS
Bacharelado em Engenharia Civil
ALEXANDRE LIMA DOS SANTOS
Licenciatura em Química
POLLYANNE CHRISTINE RODRIGUES FREIRE
Tecnologia em Construção de Edifícios
FÁBIO MANOEL DE SOUZA OLIVEIRA
Licenciatura em Matemática
NAYRA DA CONCEIÇÃO GRACIANO
IGOR CARLOS ALVIM DE ALMEIDA
Bacharelado em Sistemas de Informação
SAULO LIRA DO NASCIMENTO
ANDERSON MORAIS FEITOSA JÚNIOR
FRANCISCO EMANUEL DE SALES
MERACLIDES CLEIDSON TORRES JÚNIOR
Licenciatura em Ciências Biológicas
JULIANA MARIA PEREIRA
LEYDIANE ALEXANDRA ARAÚJO
Licenciatura em Letras/Português
SUSAN MARIA SILVA VALENÇA
ROSINEIDE ALCÂNTARA DE SOUZA
JOSUEL DE SOUZA SILVA
Tecnologia em Alimentos
LAYANNE CABRAL DE ALMEIDA
ANDERSON FERREIRA DOS SANTOS
BEATRIZ CAMILA GOMES LIRA
ALOÍSIO MONTEIRO DE CARVALHO JÚNIOR
Tecnologia em Gestão de Turismo
ELENA ALINE VIEIRA