Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió realiza I Encontro de Coros Fátima Menezes nesta terça (24)

Ifal Maceió realiza I Encontro de Coros Fátima Menezes nesta terça (24)

Evento recebe coros alagoanos em noite de homenagem à maestrina, professora e ativista da cultura alagoana
publicado: 20/10/2023 14h24, última modificação: 23/10/2023 11h27

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Maceió será palco do I Encontro de Coros Fátima Menezes. O evento ocorre na terça-feira, 24, às 19 horas, no Auditório Oscar Sátyro e é uma ação de extensão na modalidade Artifal, ligada à Oficina de Canto Coral do Ifal Maceió, que durante três meses ofereceu a estudantes, servidores e público externo aulas de técnica vocal, expressividade, leitura musical e prática de repertório.

O evento é gratuito, aberto ao público externo e será aberto pela Camerata Jovem do Ifal, sob a regência do maestro Almir Medeiros e conta com a participação de diversos coros alagoanos, como o Coro Vozes de Coruripe, Coral Jovem de Guaxuma, Coro SindCanto e Coro do Tribunal de Justiça e da Uncisal. Já o encerramento do Encontro será realizado pelos participantes da Oficina de Canto Coral, que apresentam para o público o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do projeto.

Segundo o maestro e professor André Sousa, a proposta do Encontro surgiu na própria idealização didática da Oficina de Canto Coral, como consequência da formação desenvolvida. “O Encontro é uma maneira de celebrar o canto coral como prática de encontros e afetos. E não poderíamos deixar de homenagear a professora Fátima, agradecendo por seu legado que deixa raízes profundas na cultura alagoana”, ressalta.

Além de música, o Encontro trará para o público uma exposição artística da artista plástica e coralista da Oficina, Adalzira Barbosa de Souza, a Dal, com produção de desenhos desenvolvidos durante a Oficina.

Homenagens

O I Encontro de Coros faz uma homenagem ao Coretfal e à maestrina, professora aposentada do Ifal e ativista cultural, Fátima Menezes, que faleceu no dia 15 de setembro. Fátima esteve na regência do Coretfal desde 1982 e desenvolveu um trabalho pioneiro em Alagoas, divulgando a música popular brasileira e o folclore nordestino, difundindo-os e valorizando-os em toda sua riqueza rítmica e melódica.

Os espetáculos do Coretfal inovaram ao apresentar um novo formato de canto no coral alagoano, nordestino e brasileiro, com a criação de espetáculos e cenários que uniram diferentes linguagens artísticas e culturais e tecnológicas.

Além de seu impacto na música e na cultura, a maestrina também contribuiu para a valorização do artesanato local. As apresentações do Coretfal são marcadas por coreografias inspiradas nos folguedos alagoanos e nordestinos, com figurinos elaborados a partir da renomada renda alagoana Filé, que se tornou conhecida em todo o Brasil e no mundo.

Sobre a Oficina de Canto Coral

A Oficina de Canto Coral do Ifal Maceió é uma ação de extensão ligada ao Programa Artifal, da Pró Reitoria de Extensão. Os encontros foram iniciados em agosto de 2023 no Núcleo de Cultura do Ifal Maceió e reúnem participantes do público externo do Ifal, estudantes, servidores, pais, mães e responsáveis de estudantes do ensino básico do Ifal.