Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió realiza colação de grau em formato presencial

Ifal Maceió realiza colação de grau em formato presencial

por Gabriela Rodrigues publicado: 29/10/2021 15h55, última modificação: 29/10/2021 16h13

Vinte e sete concluintes de cursos de graduação ofertados pelo Campus Maceió no Instituto Federal de Alagoas - Ifal colaram grau em cerimônia  presencial no Auditório Oscar Sátyro, realizada na última quarta-feira, 27. A solenidade reuniu formandos do Bacharelado em Sistemas de Informação e dos cursos de Tecnologia em Alimentos, em Design de Interiores, em Gestão de Turismo e em Hotelaria.

A cerimônia foi  aberta com a execução do Hino Nacional Brasileiro e o juramento proferido pela formanda Lisiane Dantas Lima, do curso de Tecnologia em Design de Interiores. A solenidade teve mesa composta por gestores e docente do Ifal e contou com a participação dos familiares do formandos. A colação de grau foi a primeira em formato presencial, após a suspensão de atividades acadêmicas no campus em virtude na pandemia de covid-19, e seguiu todos os protocolos de higiene e segurança.

A oradora a turma, Lívia Lorena Apolinário, do curso de Tecnologia em Hotelaria, destacou a conclusão do curso como um momento de honrar o compromisso com a instituição, de rever a trajetória percorrida e de agradecer a todos os docentes e colegas pela parceria ao longo da jornada. Ela relembrou melhores momentos e desafios vivenciados ao longo do curso e agradeceu ao Instituto pela conquista.

Confira aqui a lista de formandos

Pronunciamentos – A reitora em exercício, Cledilma Costa, destacou no momento da solenidade, a importância da formação oferecida pelo Ifal para a coletividade. A gestora também falou da importância do momento presencial para reintegração da comunidade acadêmica e avaliou os desafios impostos pela pandemia. "Este momento de conclusão representa a vitória do esforço coletivo de estudantes, familiares e professores. Tivemos na Instituição muitos avanços em tempos de regressão, de intolerância, da fome voltando às manchetes. Concluir uma formação superior em meio a a tantas dificuldades significa fazer as diferenças nos espaços, na sociedade, e em nosso país. É o resultado do empenho individual e coletivo", declarou a gestora.

Com declarações engajadas em defesa da vida e destacando a  "esperança em tempos de malvadeza"  o diretor do Campus Maceió Damião Augusto abordou o cenário da pandemia no país, lamentou a alta quantidade de vítimas e destacou os cuidados da Instituição com os protocolos para o retorno presencial seguro e gradual, voltado à conclusão das disciplinas práticas. O gestor também destacou a importância dos gestores do campus, especialmente os coordenadores de curso, "que estiveram na ponta e fizeram a Instituição girar mesmo diante do caos e do afastamento físico".

Em alusão à campanha Outubro Rosa, de prevenção e combate ao câncer de mama, o diretor do Campus também prestou homenagem a mulheres, dando exemplos de mulheres da atualidade que quebraram paradigmas e conquistaram novos espaços. "Estas conquistas representam a liberdade que as mulheres devem ter de ser o que quiserem".