Notícias
Ifal Maceió realiza campanha de doação de sangue no campus
Em parceria com o Hemoal, o Setor de Saúde do Ifal Maceió e a Comissão de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida dos servidores realizam no dia 02/12 uma ação para promover doação de sangue entre a comunidade acadêmica do campus. A ação também é aberta a comunidade externa. Poderão doar sangue pessoas entre 18 e 69 anos de idade, que serão submetidas à uma entrevista com o médico do Hemoal, realizando também exames de sangue para analisar se estarão aptos à doação. Servidores/as, alunos/as e terceirizados/as podem participar da ação, aberta também a outros campi e ao público em geral.
Para doar sangue, é preciso ter entre 18 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar em bom estado de saúde, não ter doenças autoimunes e crônicas como diabetes, hipertireoidismo e outras; estar bem alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores) e descansado (dormir pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas). Evite consumir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação. Leve um documento de identificação com foto no dia da doação. A doação é segura e a coleta dura cerca de 10 a 15 minutos.
Será ofertado um lanche após a doação e o doador terá a comprovação, estando apto para outros benefícios:
Direitos legais
-
Folga no trabalho: O doador tem direito a um dia de folga anual, sem desconto no salário, para realizar a doação.
-
Benefícios em concursos públicos: Em alguns estados e municípios, o doador pode ter direito à isenção de taxa de inscrição em concursos públicos.
-
Meia-entrada: Há garantia de meia-entrada em eventos culturais, esportivos e artísticos em alguns locais.
Confira outros benefícios de ser um/a doador/a de sangue!
Benefícios para a saúde
-
Check-up gratuito: A triagem antes da doação inclui a avaliação de pressão arterial, batimentos cardíacos e hemoglobina. O sangue doado é testado para doenças infecciosas como AIDS, sífilis e hepatites B e C, oferecendo um diagnóstico completo sem custo.
-
Renovação das células sanguíneas: O corpo repõe o sangue doado rapidamente, estimulando a produção de novas células e a renovação do sangue.
-
Redução do excesso de ferro: A doação ajuda a controlar os níveis de ferro no corpo. O excesso de ferro pode levar a problemas de saúde como doenças cardíacas, certos tipos de câncer e sobrecarga do fígado.
-
Melhora do fluxo sanguíneo: Ao diminuir a viscosidade do sangue, a doação pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.
Benefícios emocionais e sociais
-
Satisfação pessoal: Ajudar outras pessoas proporciona uma sensação de bem-estar, autoestima e felicidade.
-
Fortalecimento da cidadania: É um ato de solidariedade que contribui para a segurança dos estoques de sangue do país e salva vidas.