Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió promove seminário "O negro em Alagoas"
conteúdo

Notícias

Ifal Maceió promove seminário "O negro em Alagoas"

publicado: 25/10/2017 11h56, última modificação: 25/10/2017 12h14

O Grupo de Estudos Memória, Tecnologia e Etno-História (GEMPEH) e a Coordenação de Ciências Humanas do Ifal – Campus Maceió promovem nesta quinta-feira (26) o seminário O Negro em Alagoas, às 19h, no auditório do Sindicato dos Bancários, no centro de Maceió. O seminário tem também o apoio das coordenações de Design, Gestão e Turismo e Hotelaria do Campus Maceió e é aberto a toda comunidade do Ifal e público externo.

O evento conta com a participação dos palestrantes e professores/pesquisadores Luiz Sávio de Almeida (Ufal) e Maurício Correia (Ifal), que, na ocasião, trazem ao debate temáticas relacionadas a história e costumes das comunidades negras em Alagoas, resistência, opressão e preconceito. A militante do movimento negro e integrante do coletivo Afro-caeté de arte e cultura negra, Ábia Marpin (Iesp/Uerj), também participa da condução do seminário.

No Seminário também será lançado o livro História dos Costumes, Usos e (ab)usos nas Alagoas. Achegas (I): sobre negros, de Luiz Sávio de Almeida. Os debates e o lançamento do livro do antropólogo trazem como objetivo promover a reflexão e discussão sobre a história das comunidades negras em Alagoas e conscientizar os participantes sobre o papel desses povos na construção do Estrado. “Estamos no ano em que se comemoram 200 anos de Alagoas e pouco se fala da raiz étnica e cultural do nosso Estado”, avalia Amaro Hélio, professor e pesquisador em Ciências Humanas do Campus Maceió e integrante do GEMPEH. “Precisamos debater e refletir a partir do olhar desses povos. É uma forma de compreender melhor a nossa história”, destaca o professor.

O GEMPEH é um grupo de pesquisa e estudo do Ifal Campus Maceió que promove discussões e desenvolve projetos sobre história e cultura indígena e afro-brasileira. O grupo busca promover encontros e palestras periódicas com temática étnica e social. Após o Seminário O Negro em Alagoas, está prevista na pauta do GEMPEH uma mesa redonda sobre os índios de Alagoas, no próximo mês de novembro.