Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió participa de Rede Solidária por educação profissionalizante na Vila Brejal

publicado: 01/08/2019 10h57, última modificação: 01/08/2019 11h24
Exibir carrossel de imagens Rede Solidária reúne gestores de diversas áreas para a instituição de cursos para mulheres na Vila Brejal.

Uma realidade difícil, condições de vida degradantes, moradores em situação vulnerável e uma "pontinha" de esperança em meio a escassez: A Rede Solidária formada pela parceria entre a equipe gestora do Programa Mulheres Mil/Ifal, os diretores dos Campi do Ifal Maceió e Ifal Marechal Deodoro Damião Augusto de Farias e Éder Júnior Cruz, a Secretaria Municipal de Assistência Social e integrantes da Organização Cristã Visão Mundial visitou a Vila Brejal, no bairro da Levada, em Maceió, para diagnóstico sobre a comunidade local. A equipe constatou as dificuldades dos moradores da região, vivendo em meio a condições subumanas de saneamento, segurança, saúde, educação e habitação.

Rede Solidária é formada por representantes do Ifal, do Programa Mulheres Mil, da rede hoteleira, do projeto Vila Brejal e da Secretaria de Assistência Social.

O Ifal Maceió é integrante da Rede Solidária que busca levar alguma esperança de futuro e qualidade de vida para o local, onde prevalece a precariedade de vida dos moradores, em sua maioria desempregados, desfavorecidos economicamente, alvos de discriminação e sem muitas perspectivas. Atendendo à demanda da Coordenação do Projeto Vila Brejal, que presta assistência à comunidade, o Ifal e o Programa Mulheres Mil, em parceria, levam para a comunidade uma nova turma do Projeto “Garotas Mil”, com o objetivo de orientar e educar adolescentes em situação vulnerável, incentivar os estudos e estimular a formação profissional. A equipe de atuação avalia também a oferta do curso de formação inicial e continuada em Camareira em Meios de Hospedagem, a ser ofertado no mês de agosto dentro da Vila Brejal.

Em reunião com as mulheres e jovens interessadas pelos cursos de formação, o diretor do Ifal Maceió Damião Augusto, destacou o apoio e o compromisso do Instituto com a Educação Profissionalizante e com a inclusão social. Na ocasião, a gestora do programa Mulheres Mil Luiza Jaborandy, a Coordenadora dos Direitos da Mulher da Secretaria Municipal de Assistência Social- Semas Daniela Lyra Lamenha e a representante da rede de hotéis Mercure, Thais Pradella, responsável pela oferta de estágios às alunas da Vila Brejal, explicaram às mulheres sobre o funcionamento do projetos Garotas Mil e do Mulheres Mil e sobre as ações articuladas e de apoio à comunidade entre as Instituições envolvidas.Mulheres e adolescentes serão beneficiadas pelos cursos ofertados pelo programa Garotas Mil/Mulheres Mil.

“Fazemos parte de uma grande Rede Solidária que pretende desenvolver ações em prol melhoria da qualidade de vida das Mulheres e Adolescentes carentes, buscando minimizar as privações de acesso à educação e as condições de vida básicas negadas por causa da pobreza”, destacou o diretor do Ifal Maceió Damião Augusto. “Temos como um dos direcionadores estratégicos do Instituto trabalhar pela inclusão social nas regiões em que atuamos, isso faz parte de nossos valores”, enfatizou o professor.

A Vila Brejal

Condições de vida na vila Brejal são degradantes.A Vila Brejal é uma comunidade localizada às margens da Lagoa Mundaú, mais especificamente na região conhecida como Brejal, compreendendo parte do bairro da Levada, localizado próximo ao Mercado da Produção, na capital alagoana.  A comunidade é repleta de vilas que adentram em corredores minúsculos e de línguas negras (esgotos a céu aberto) "cortando" as ruelas por todos os lados, além das precárias condições de higiene.

A população residente nessa área não tem acesso à educação, visto que a única escola pública existente na Vila está abandonada e depredada, desde que foi fechada por falta de condições físicas e administrativas, o que impossibilitou o seu funcionamento. Parte dos moradores da comunidade tem como principal fonte de renda o trabalho informal no Mercado da Produção, situado próximo à comunidade.