Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió inicia minicurso online de Escrita Científica

Ifal Maceió inicia minicurso online de Escrita Científica

por Gabriela Rodrigues publicado: 13/05/2020 20h13, última modificação: 14/05/2020 17h35
Exibir carrossel de imagens Docentes do Ifal Maceió ministram minicurso de escrita científica

Docentes do Ifal Maceió ministram minicurso de escrita científica

O Grupo de Trabalho “Escrita Científica” da Coordenação de Linguagens e Códigos – COLIC e da Coordenação de Letras-Português do Ifal, Campus Maceió, organizou o minicurso virtual “Diálogos com a escrita científica”, iniciado nesta quarta-feira, na modalidade Educação à Distância. O curso é ministrado pelos docentes do Ifal Maceió Adelayde Rodrigues , Carlos Henrique Almeida, Maria Lucilene da Silva, Ricardo Jorge Cavalcanti e Rossana Viana Gaia, e ofertado para alunos dos nível superior do campus por meio das Plataformas Google Sala de Aula e/ou o Web Conferência RNP.

O curso tem carga horária total de 60 horas e é destinado aos estudantes que cursam até o 3º período de cursos de graduação do Ifal Maceió: licenciaturas, bacharelados e tecnológicos. O curso foi idealizado com o objetivo de desenvolver o interesse dos pesquisadores no nível superior de ensino; dialogar sobre os princípios éticos da escrita científica, além de levar o estudante a conhecer as especificidades da escrita científica, de acordo com as normas da ABNT; saber os percursos do planejamento e da construção dos elementos que embasam a pesquisa;  trabalhar os aspectos epistemológicos essenciais à escrita científica;  pesquisar em bases indexadas, como proposta de formação de banco de dados, em fontes confiáveis e atualizadas; e ler, interpretar, reconhecer e produzir resumos, fichamentos e artigo científicos.

O minicurso “Diálogos com a escrita científica” é composto por cinco módulos e aborda significativos assuntos referentes à escrita científica. Tem como proposta metodológica o trabalho com os gêneros textuais científicos de forma dialógico-reflexiva, acerca de conceitos, fundamentação, temas e aspectos teóricos.

Segundo o coordenador do Grupo de Trabalho idealizador do minicurso, professor Ricardo Cavalcanti, há a previsão de nova reoferta,  após a conclusão do minicurso em andamento, em virtude da demanda: houve 45 interessados para 30 vagas disponíveis.  A nova oferta pretende, inclusive, estender o minicurso a alunos de outros períodos dos cursos de graduação do Ifal.

Participação no CONEDU

Os professores do minicurso irão compor uma mesa-redonda sobre escrita científica no VII Congresso Nacional de Educação, o Conedu, que será realizado em Maceió e previsto para o mês outubro. O evento é uma referência por reunir pesquisadores da área de Educação de todo o país. Na próxima semana, os organizadores do Conedu farão uma transmissão ao vivo (live), em data a ser divulgada em breve, para tratar de aspectos empreendidos na elaboração e condução do minicurso.

Segundo o professor Ricardo Cavalcanti, “o convite para composição de mesa-redonda em um dos maiores eventos de Educação do país, quiçá, o maior, somente assegura a necessidade de discutirmos temáticas nesse sentido. Temos otimizado, com muito comprometimento, as nossas atividades remotas,  promovendo minicursos e produzindo outros materiais acadêmicos nesse período.”  De acordo com o  docente, que também coordena em Alagoas o Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT/Ifal , “A chamada Pedagogia dos Multiletramentos tem sido uma discussão bastante presente em  nossos estudos e nossas pesquisas, principalmente, neste momento necessário de assistência aos nossos alunos por meio de atividades que os façam estar, de alguma maneira, estudando tanto síncrona quanto assincronamente.”