Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió oferta aulas preparatórias para Olimpíadas do Conhecimento

Ifal Maceió oferta aulas preparatórias para Olimpíadas do Conhecimento

Inscrições estão abertas

publicado: 06/04/2018 11h21, última modificação: 06/04/2018 12h45

Um "time" de professores de Física e Matemática à frente da preparação de alunos participantes de Olimpíadas de Conhecimento: esta é a novidade que o Ifal Campus Maceió traz para o Instituto a partir da próxima terça-feira, 10 de abril. Um curso preparatório paralelo às atividades acadêmicas, ofertado gratuitamente no Campus Maceió às terças, quartas e quintas-feiras e completamente voltado às Olimpíadas Brasileiras do Conhecimento: Física, Matemática, Astronomia e Astronáutica e Foguetes.

As aulas preparatórias serão ofertadas no Campus Maceió, em turnos alternados ao horário das aulas fixas dos alunos. Pode participar das aulas qualquer estudantes do ensino médio que esteja interessado em competir nas Olimpíadas do conhecimento. Os conteúdos trabalhados aliam teoria e prática, são contextualizados e tratam de temas abordados com frequência nas competições. Para participar, basta inscrever-se aqui.

A princípio, o foco do curso preparatório é a 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Física (que acontece em 10/05), seguida da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (18/05). As aulas seguem com as preparações para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP, que será em 05/06) e para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP, em 14/08).

Time de Peso

A comissão docente para olimpíadas nas áreas de Física é formada pelos professores do Campus Maceió Alex Costa, Adriano Malta, Frederico Passos, Hélcio Nascimento, Henrique Marques e pela professora substituta/convidada Thaís Freitas. Já a comissão para a área de Matemática é composta pelos docentes Anderson Rangel, Gilmar Teodósio, Rosivaldo Pereira e Valdir Soares.

De acordo com o professor de Física Adriano Malta, a oferta das aulas preparatórias é uma proposta inovadora e que visa à  participação ainda mais intensa dos estudantes nas Olimpíadas. "O que tínhamos até então eram apenas orientações. Não existia de fato uma preparação, um foco para este tipo de atividade", avalia o professor.

A docente convidada Thaís Freitas avalia que as Olimpíadas do conhecimento são um excelente "termômetro" para medir o conhecimento absorvido em sala de aula aliado à pratica contextualizada. "É a oportunidade de unir o que se aprende no dia a dia com experimentos e análises, oferecendo uma visão mais completa do conhecimento", destaca.