Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió leva soluções sustentáveis à Mostra de Extensão no II Conac

Ifal Maceió leva soluções sustentáveis à Mostra de Extensão no II Conac

publicado: 19/09/2017 15h59, última modificação: 19/09/2017 16h31
Exibir carrossel de imagens Estudantes apresentam jogo sobre plantas medicinais.

Estudantes apresentam jogo sobre plantas medicinais.

Um gerador de energias renováveis que utiliza de forma híbrida a energia do vento, do gás natural e da luz solar. Uma horta cultivada em ambiente escolar por estudantes que aprendem lições de nutrição, agronomia e sustentabilidade. Um projeto para cultivo de plantas medicinais também envolvendo alunos da rede pública de ensino. Estas foram algumas das soluções sustentáveis trabalhadas em projetos de extensão e apresentadas por alunos do Campus Maceió durante as rodas de conversa da Mostra de Extensão do II Congresso Acadêmico do Ifal- Conac, no Ifal Campus Satuba.

O projeto  “Geração híbrida para casa sustentável na Ecovila Riacho Doce”,  que integra pesquisa e extensão desenvolvidas no Labtec@, um espaço de pesquisas e experiências no bloco de Eletrônica/Eletrotécnica do Campus Maceió, envolvendo estudantes do 4º ano dos cursos técnicos de Eletrônica e Eletrotécnica do Campus sob orientação do professor Marcelo de Assis, foi debatido durante a roda de conversa do Programa Propeq, Programa Institucional de Extensão do Instituto Federal de Alagoas – IFAL que objetiva disseminar/implantar os resultados das pesquisas desenvolvidas no Ifal, de modo a colocar seus benefícios a serviço da sociedade. A produção do gerador híbrido, nomeado da Áxion, garantiu aos estudantes/pesquisadores do 4º ano de Eletrotécnica do Campus Maceió o primeiro lugar na modalidade tradicional na competição de ideias inovadoras do Ifal AvantIF e resultou numa apresentação para investidores na feira de ideias e empreendimentos da aceleradora de negócios Ignitions na cidade de São Paulo e. O grupo pretende implantar o gerador híbrido na casa sustentável da Ecovila em Riacho Doce, em Maceió, e foi convidado pelo Instituto Politécnico da cidade do Porto, em Portugal, para experiência no desenvolvimento de projetos do GPRI - Grupo de Pesquisa em Redes Inteligentes, em um intercâmbio de três meses com o objetivo de montar uma rede integrada de inovação na área de energia.

Outra solução ecológica apresentada no Conac foi a “Promoção de educação ambiental e saúde através da construção de horta escolar”, projeto que envolve alunos e servidores do Campus e reúne conhecimentos de agricultura e educação ambiental, com o objetivo de incentivar o cultivo de uma horta em ambiente escolar, colocando em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre educação alimentar e preservação ambiental. O assistente em Alunos Rivadávia Souza, idealizador do projeto e técnico do Campus Maceió, destaca que a ação promove uma mudança de mentalidade entre os alunos da periferias, envolvendo-os em uma dinâmica educativa que os afasta do ócio fora dos períodos de aula e do uso e tráfico de drogas. A horta escolar está em fase de implantação na Escola Estadual Manuel Simplício do Nascimento, no bairro do Jacintinho, periferia de Maceió.

A “Montagem de farmácia viva em escola da rede pública de Maceió” também foi outro tema de debatido nas rodas de conversas do II Conac. Apresentado pelas estudantes do 4º ano do Curso Técnico em Química Marielle Teixeira e Amanda Calazans, sob orientação do professor Fábio Calazans, o projeto envolve pesquisas teóricas sobre plantas medicinais e plantação de mudas de espécies como camomila, alecrim, boldo, arruda, mastruz e outras. O projeto tem apoio de técnicos do herbário do Instituto do Meio Ambiente – IMA e tem como objetivo plantação de mudas na escola pública Pompeu Sarmento, em um canteiro que possa ser manuseado e utilizado por alunos da rede pública de ensino. O professor Fábio Calazans explica que o projeto busca levar a estudantes do 7º ano da rede municipal, entre 11 e 13 anos, conhecimentos teóricos sobre propriedades fitoterápicas de diferentes espécies e proporcionar a experiência prática de utilização entre os alunos e suas famílias. A “farmácia viva” deve ser cultivada em novembro deste ano. Até lá, as estudantes preparam as mudas nos laboratórios do Campus Maceió e realizam dinâmicas educativas com os estudantes da escola Pompeu Sarmento, envolvendo jogos educativos com cartas que trazem imagens e curiosidades sobre o uso e propriedades de plantas medicinais.