Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió leva extensão, pesquisa e inovação ao I Conac

Ifal Maceió leva extensão, pesquisa e inovação ao I Conac

publicado: 15/08/2016 13h48, última modificação: 18/08/2016 11h59
Exibir carrossel de imagens Pesquisadores, alunos e professores participaram da abertura do Conac.

Pesquisadores, alunos e professores participaram da abertura do Conac.

De 17 a 19 de agosto pesquisadores do Ifal Maceió apresentam no I Congresso Acadêmico do Ifal, no campus Palmeira dos Índios, trabalhos diversos nas áreas de ensino, pesquisa, inovação e extensão. Os trabalhos serão apresentados dentro das ações integradoras que fazem parte do Conac: O 4º Encontro de Inovação, Pesquisa, Tecnologia e Iniciação Científica (IV Eitic) promovido pela Pró-reitoria de Inovação e Pesquisa e que tem a finalidade de avaliar os projetos de pesquisa, a V Mostra de Extensão, da Pró-reitoria de Extensão, constituída por exposição dos projetos, além de palestras e mesas-redondas organizadas pela Pró-reitoria de Ensino.

Levando o maior número de trabalhos para as apresentações no Conac, o Ifal Maceió esteve representado por estudantes, docentes e técnicos na abertura do evento, nesta quarta-feira (17). O Conac foi aberto por apresentação cultural da Orquestra de Cordas do projeto Artifal, do Campus Maceió.

A cerimônia de abertura foi seguida por discursos de gestores do Instituto e por palestra com o tema “Ensino, Pesquisa e Extensão: articulando estratégias para inclusão e inovação”, proferida pelo professor Sidinei Sobrinho, do Instituto Federal Farroupilha - IFF.

REALIZANDO SONHOS

O reitor do Ifal, Sérgio Teixeira Costa, destacou a importância do Conac como evento integrador, disse que o congresso é a realização de um sonho e destacou os avanços recentes vivenciados pelo Instituto. “É muito bom sonhar, mas é melhor ainda comemorar a realização de um sonho. Este evento é a realização de um sonho pois reúne interesses de ensino, pesquisa e extensão de todos os campi, e confirmam o Ifal como uma instituição de referência”, declarou o reitor. “Onde nós vamos somos bem representados por conta das nossas produções, somos bicampeões em tecnologia da inovação”, comemorou o reitor.

Dentre as maiores realizações recentes do Instituto, Sérgio Teixeira destacou a criação do curso de bacharelado em Engenharia Civil no campus Maceió e a criação do curso de Engenharia Agronômica no campus Piranhas.

INTEGRAÇÃO

A diretora do Campus Maceió Jeane Melo  reforçou o caráter integrador do Conac. “É um evento que integra ensino, pesquisa e extensão, integra arte e cultura, integra pesquisadores e participantes  de todos os campi que constituem o Ifal e favorece a troca de conhecimentos”, avalia a gestora. “O Ifal Maceió está de parabéns pela participação efetiva. Temos a maior quantidade dentre os trabalhos apresentados, estrutura e orgonização acadêmica para atuar em todos os eventos que compõem o congresso”, destacou.

PRESENÇA DO IFAL MACEIÓ

Estão previstas as apresentações de 56 projetos do Ifal Maceió em inovação, tecnologia e iniciação científica na programação do IV Eitic, sendo 52 dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e outros quatro dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação  (PIBITI) São trabalhos desenvolvidos por professores, estudantes e servidores do Ifal Maceió, nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza, Ciências Biológicas e da Saúde, Engenharias e projetos multidisciplinares.

Já da V Mostra de Extensão, participam 36 ações do Ifal Maceió, que envolvem a comunidade externa. São projetos, programas e cursos de extensão em diversas áreas, que passarão por apresentação oral e exposição durante o evento.

Confira abaixo a lista completa dos trabalhos de pesquisa/inovação e extensão a serem apresentados no Conac, incluindo as ações do Ifal Maceió, e a programação completa do evento que segue até a próxima sexta-feira (19).

Ações de Extensão

Ações de Pesquisa