Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió leva ao Reditec experiências exitosas em pesquisa e inovação
conteúdo

Notícias

Ifal Maceió leva ao Reditec experiências exitosas em pesquisa e inovação

publicado: 26/08/2016 12h36, última modificação: 02/09/2016 11h53
Exibir carrossel de imagens Alunos e professor Edison Camilo apresentem o Nutrição Total.
(Divulgação).

Alunos e professor Edison Camilo apresentem o Nutrição Total. (Divulgação).

Dois projetos na área de pesquisa, tecnologia e inovação do Ifal Maceió foram aprovados para apresentação na 40ª edição da Reunião dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que acontece de 23 a 26 de setembro, na cidade de Vitória/ES. As iniciativas de pesquisadores do Ifal Maceió serão apresentadas no dia 24, sábado, e colocam o Ifal como único Instituto Federal a apresentar mais de uma experiência no mesmo evento.

Foram escolhidas como experiências exitosas o aplicativo Nutrição Total, que será apresentado pelo professor de Informática Edison Camilo, e o sistema ComunicaIfal, módulo de submissão de projetos de pesquisa no instituto, que será exposto pelo professor do Ifal Maceió, Cleber Nauber.

O 40ª Reditec acontece paralelamente ao Congresso Internacional WFCP 2016 e reúne projetos nas áreas de formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação, de instituições brasileiras e internacionais. As apresentações de projetos abordarão o tema “O papel da educação profissional no século XXI”, eixo principal para discussão no evento.

A seleção dos trabalhos – nas áreas de Gestão, Extensão, Ensino e Pesquisa – foi realizada por uma Comissão Temática, levando em consideração a relevância em relação ao tema geral, o alcance dos objetivos e os impactos dos resultados alcançados. Com base nestes princípios, as duas pesquisas do Ifal Maceió foram acionadas pela Pró Reitoria de Pesquisa e Inovação – PRPI e aprovadas pelo WFCP Reditec 2016 Organizing Committee.

Nutrição Total

O aplicativo Nutrição Total é um sistema web/mobile que otimiza o planejamento da distribuição das refeições e auxilia na promoção da saúde dos comensais. O Sistema foi criado em 2014 e já atende diariamente 700 usuários do restaurante SANE, do Campus Maceió, e permite aos comensais cadastrados o agendamento de refeições, visualização do cardápio do dia disponibilizado pelo restaurante, visualização de dicas de saúde, envio de sugestões e anamnese, por meio da qual o comensal (usuário) disponibiliza para o sistema informações sobre sua saúde e hábitos alimentares.

O professor de informática Edison Camilo, que participou do desenvolvimento do software com uma equipe de alunos egressos do curso técnico de Informática do Ifal, explica que o agendamento das refeições ocorre exclusivamente com o uso desta ferramenta pelos alunos cadastrados no refeitório por meio do uso do aplicativo ou sistema web. O sistema também permite ao aluno enviar sugestões sobre o cardápio e o serviço de forma simples e rápida, proporcionando a interatividade entre usuários e gestores do serviço. As sugestões e dados enviados são recebidos pelos nutricionistas responsáveis, que procuram atender às demandas dos alunos conforme as necessidades apresentadas.

O sistema Nutrição Total é uma ferramenta construída para atender às diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), auxiliando o profissional de saúde a realizar o diagnóstico nutricional, promovendo a saúde dos comensais.

A utilização do sistema no Ifal Maceió possibilita a redução do desperdício de alimentos (resto ingesta) no prato do comensal e consequentemente diminui os custos e o impacto ambiental por diminuir a geração de resíduos orgânicos e por possibilitar o preparo de refeições no volume aproximado ao que será distribuído.
O sistema pode ser adaptado para outras instituições da rede, pois tem a capacidade de gerenciar vários restaurantes da mesma instituição, como também pode ser aplicado em outras empresas ou instituições.

ComunicaIfal

Também considerado experiência exitosa, o ComunicaIfal é um software desenvolvido para atender a necessidade de submissão de projetos de pesquisa, da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação do IFAL, cujo desenvolvimento está sob a coordenação dos professores Breno Jacinto Duarte e Cleber Nauber dos Santos, envolvendo alunos do curso de bacharelado de Sistemas de Informação e do curso técnico de Informática do Campus Maceió.

Já em uso no Ifal, o módulo “Submissão de Projetos”, do ComunicaIfal, facilita a submissão e avaliação de editais de bolsas institucionais do Instituto. O sistema foi validado recentemente para a submissão de projetos PIBIT/PIBIC e pode ser utilizado por servidores, alunos e pelo público externo, que por meio do sistema pode conhecer o que tem sido produzido pelo Instituto na área de pesquisa e inovação. A ferramenta está em funcionamento e se encontra disponível no portal comunicaifal.edu.br. Para ter acesso, o servidor deve digitar o CPF e a senha do Sipac e preencher o formulário que será enviado para apreciação da PRPI.

Uma parceria recentemente estabelecida entre o Ifal e a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia de Alagoas – Secti permitiu a transferência da tecnologia ComunicaIfal para uso da Secretaria durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em novembro deste ano. A cessão de uso da ferramenta já representa uma ampliação no número de usuários do ComunicaIfal, que poderá também ser aplicado em instituições que utilizem bases de dados para geração de conhecimento, como Fapeal, Fundepes e Capes.

“Trata-se de uma plataforma na qual os usuários submetem editais, gerando uma base de dados de temas e instituições diversificados que, agregados corretamente, podem gerar conhecimento significativo”, declara o professor Cleber Nauber, desenvolvedor da pesquisa. Além de instituições públicas, o software pode ser utilizado por empresas que gerem bases de dados tendo em vista a difusão de conhecimento.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Carlos Henrique Almeida Alves, o objetivo do software é proporcionar um melhor atendimento aos processos internos em relação aos projetos de pesquisas. “É um produto pensado para ser usado em larga escala pelas diversas unidades de ensino e Reitoria. Esperamos torná-lo cada vez mais, funcional e otimizado com vistas à transferência de sua tecnologia, protegida por propriedade intelectual, como processo desenvolvido pelo Ifal”, afirma o pró-reitor.

O Núcleo de Inovação Tecnológica do IFAL – NIT/PRPI - IFAL - está responsável pelo processo de proteção à propriedade intelectual, buscando o registro do software no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, - INPI – com vistas às possibilidades de uso e da sua transferência de tecnologia.