Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió lança edital para procedimento de heteroidentificação e declaração étnico-racial
conteúdo

Notícias

Ifal Maceió lança edital para procedimento de heteroidentificação e declaração étnico-racial

Convocação é para candidatos aos cursos técnicos integrados
por Gabriela Rodrigues publicado: 21/03/2025 15h05, última modificação: 21/03/2025 15h06

Foi publicado um novo edital de convocação nominal do procedimento presencial de heteroidentificação para ingresso de estudantes nos cursos técnicos integrados do Ifal Maceió, ofertados pelo Processo de Seleção 2025. A aferição presencial acontece nos dias 26 e 27/03 no campus Maceió, nos horários e cursos estabelecidos em edital. 

 Os/As candidatos/as que optaram no ato da inscrição por uma das cotas destinadas a quem cursou todas as séries do ensino fundamental em escola pública, que se autodeclaram negros/as (pretos/as ou pardos/as) e indígenas (L2 e L6), estão convocados/as para o procedimento de heteroidentificação e validação complementar à autodeclaração étnico-racial.

CONFIRA O EDITAL

Os/As candidatos/as que optaram no ato da inscrição por uma das cotas destinadas a indígenas (L2 e L6) não passarão por bancas, mas sim por procedimento de entrega de documentações conforme descrito no Edital de Convocação.

O procedimento de heteroidentificação étnico-racial será realizado por meio de uma banca composta por 03 (três) titulares e até 03 (três) suplentes, garantindo que seus membros sejam distribuídos por gênero, cor e, preferencialmente, naturalidade.

O procedimento de heteroidentificação étnico-racial deverá ser gravado em vídeo, para, em caso de recurso ou denúncia, uma nova comissão de comprovação de veracidade de autodeclaração analisar a filmagem.