Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió inicia seleção para auxílios Permanência, Conectividade e Alunos Conectados

Inscrições acontecem entre 4 e 22 de junho

por Jhonathan Pino publicado: 01/06/2021 12h07, última modificação: 01/06/2021 12h07

O Campus Maceió publicou nesta terça-feira, 1º de junho, o Edital nº 04/2021.1 de seleção de estudantes para os programas Auxílio Permanência (PAuP), Auxílio Conectividade e Projeto Alunos Conectados, que visam dar suporte financeiro e/ou pacote de dados aos discentes com o intuito de diminuir a condição de vulnerabilidade socioeconômica e dar-lhes suporte acadêmico, durante o período de ensino remoto.

Para participar da seleção de qualquer dos benefícios, alunos de cursos presenciais do ensino médio ou superior devem realizar o preenchimento do questionário socioeconômico on-line e enviar a documentação comprobatória, entre 4 e 22 de junho. A análise econômica será realizada entre 24 de junho e 12 de julho e o resultado preliminar será divulgado no dia 19 de julho.

Sobre os programas

O Auxílio Permanência (PauP), caracteriza-se pela transferência de recursos financeiros a estudantes para custear despesas com transporte, alimentação, moradia, creche, atendimento educacional especializado (AEE) ou outras necessidades socioeconômicas caracterizadas por uma situação de risco e/ou vulnerabilidade social. Os valores das bolsas mensais variam entre R$ 140,00 a R$ 350,00. Ao todo, são 1045 vagas.

O Auxílio Conectividade tem por finalidade proporcionar, às/aos estudantes sem condições de acesso à internet, meios para manutenção do vínculo institucional, propiciando a comunicação, a orientação e a interação de forma remota, para atender à situação emergencial em razão da pandemia da Covid-19 e suas repercussões, com o intuito de reduzir o distanciamento entre as/os estudantes e o Ifal. O auxílio financeiro para contratação de internet ainda não tem valor nem número de vagas definidos.

O Projeto Alunos Conectados tem por finalidade o fornecimento, por meio de operadoras de Serviço Móvel Pessoal (SMP), a disponibilização e o monitoramento de pacote de dados, para alunos/as das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e institutos federais, em condição de vulnerabilidade socioeconômica, para desenvolvimento de suas atividades acadêmicas, fora do Campus de sua instituição de ensino. Por meio dele, os estudantes serão beneficiados com doação ou cessão de tablets, além de chips.

Confira o edital!