Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió inicia acesso informatizado de alunos ao campus

Ifal Maceió inicia acesso informatizado de alunos ao campus

Medida otimiza a segurança na entrada e fluxo de pessoas

por Gabriela Rodrigues publicado: 13/10/2022 19h07, última modificação: 13/10/2022 19h17

O campus Maceió é a primeira unidade do Ifal a utilizar o acesso informatizado de alunos às dependências do campus. A medida já está vigente na portaria dos alunos e tem como objetivo controlar os acessos ao campus, ampliando a segurança para a comunidade acadêmica.

"Temos um campus imenso, com grande fluxo de pessoas, sendo cerca de 7 mil alunos diariamente, além dos 310 docentes, cerca de 200 técnicos e mais uma centena de funcionários terceirizados. No modelo de acesso anterior, qualquer um poderia pegar uma farda e se passar por aluno para ingressar no campus. Agora, com o controle informatizado para acesso ao Ifal Maceió, temos mais segurança sobre as entradas em nosso Instituto", avalia o diretor do Campus Maceió, Damião Augusto.

O acesso informatizado ao campus consiste da leitura digital de um código QR code gerado pelo aplicativo Ifal Mobile, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação/DTI, vinculada à Reitoria do Ifal. O código digital é gerado a partir do cadastro de uma Carteira de Identificação do Aluno, com dados registrados no sistema SIGAA e transferidos sistematicamente para o Ifal Mobile. A iniciativa é uma parceria da Diretoria de Apoio Acadêmico (DAA), responsável pelo controle do registro de alunos via SIGAA, com a Coordenação de Tecnologia da Informação do Campus - CTI, que organizou a instalação das máquinas leitoras de QR Code e otimizou o sistema para a leitura e reconhecimento dos dados apresentados pelos aplicativos.

"Com esta medida, além da segurança, temos um acesso facilitado aos alunos, que só precisam portar um telefone celular com a aplicativo", enfatizou o diretor do Campus. A medida, vigente há duas semanas no Ifal Maceió, já tem mostrado seus primeiros resultados, sobretudo na organização do fluxo de alunos na portaria da Instituição, mas ainda segue em fase experimental.

ATENÇÃO! Caso algum aluno do campus ainda não tenha seu QR Code para acesso, deve procurar a Diretoria de Apoio Acadêmico (DAA) com urgência e fazer a Carteira de Identificação a ser implantada no sistema SIGAA.