Notícias
Ifal Maceió inicia acesso informatizado de alunos ao campus
Medida otimiza a segurança na entrada e fluxo de pessoas
O campus Maceió é a primeira unidade do Ifal a utilizar o acesso informatizado de alunos às dependências do campus. A medida já está vigente na portaria dos alunos e tem como objetivo controlar os acessos ao campus, ampliando a segurança para a comunidade acadêmica.
"Temos um campus imenso, com grande fluxo de pessoas, sendo cerca de 7 mil alunos diariamente, além dos 310 docentes, cerca de 200 técnicos e mais uma centena de funcionários terceirizados. No modelo de acesso anterior, qualquer um poderia pegar uma farda e se passar por aluno para ingressar no campus. Agora, com o controle informatizado para acesso ao Ifal Maceió, temos mais segurança sobre as entradas em nosso Instituto", avalia o diretor do Campus Maceió, Damião Augusto.
O acesso informatizado ao campus consiste da leitura digital de um código QR code gerado pelo aplicativo Ifal Mobile, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação/DTI, vinculada à Reitoria do Ifal. O código digital é gerado a partir do cadastro de uma Carteira de Identificação do Aluno, com dados registrados no sistema SIGAA e transferidos sistematicamente para o Ifal Mobile. A iniciativa é uma parceria da Diretoria de Apoio Acadêmico (DAA), responsável pelo controle do registro de alunos via SIGAA, com a Coordenação de Tecnologia da Informação do Campus - CTI, que organizou a instalação das máquinas leitoras de QR Code e otimizou o sistema para a leitura e reconhecimento dos dados apresentados pelos aplicativos.
"Com esta medida, além da segurança, temos um acesso facilitado aos alunos, que só precisam portar um telefone celular com a aplicativo", enfatizou o diretor do Campus. A medida, vigente há duas semanas no Ifal Maceió, já tem mostrado seus primeiros resultados, sobretudo na organização do fluxo de alunos na portaria da Instituição, mas ainda segue em fase experimental.