Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió inaugura Núcleo de Empresas Júniores

Ifal Maceió inaugura Núcleo de Empresas Júniores

Espaço físico e recursos viabilizam o empreendedorismo estudantil
por Gabriela Rodrigues publicado: 04/05/2023 15h31, última modificação: 04/05/2023 16h42
Exibir carrossel de imagens Núcleo de Empresas Júniores foi inaugurado nesta quarta (03/05) no Campus Maceió

O Ifal Maceió, em parceria com o Departamento de Extensão, Estágios e Egressos, vinculado à Proex, inaugurou nesta quarta-feira (03/05) o Núcleo de Empresas Júniores, um espaço físico onde as equipes de empresas júniores criadas e habilitadas no campus Maceió poderão trabalhar, desenvolver seus produtos e serviços, prospectar clientes, se reunir e planejar ações tendo em vista sua consolidação e desenvolvimento. O espaço foi criado no campus Maceió próximo à gráfica e ao pátio do campus e é um avanço no inventivo ao empreendedorismo estudantil.

As empresas júniores são associações sem fins lucrativos, criadas em conformidade com a lei e que permitem vivências práticas entre alunos e o mercado de trabalho na área em que atuam. São espaços de aprendizagem e contato com o setor produtivo. Criadas no campus Maceió, as empresas júniores EmproJr. e Ejifa estão habilitadas para exercerem suas atividades, tendo como suporte o espaço físico do núcleo.

Saiba mais sobre O QUE É UMA EMPRESA JÚNIOR

No momento da inauguração, os alunos gestores das empresas júniores EmproJr. e Ejifa receberam as placas que atestam a qualificação/habilitação dessas empresas, comprovando sua aptidão para funcionarem no Ifal, de acordo com a lei.  A EmproJr, atua na área de Engenharia Civil e oferta serviços como regularização de imóveis, projeto de usucapião, levantamento arquitetônico, projeto hidrossanitário e elétrico, além de orçamento de obras. Já a Empresa Júnior Ifal Alimentos (Ejifa), desenvolvida na área da Tecnologia em Alimentos, presta serviços de consultoria sobre qualidade e segurança alimentar.

Além dos empreendimentos do Ifal Maceió, mais duas empresas júniores do Ifal estão habilitadas e em funcionamento: a Sigma, do Ifal Palmeira dos Índios, e a SertãoTec, do Ifal Piranhas. Outras duas foram criadas no Instituto, mas ainda não foram habilitadas: a Voltec, também do Ifal Palmeira dos Índios, e a Start, de Arapiraca. Para atuarem no mercado produtivo, todos os empreendimentos devem estar vinculados ao Ifal, passar por processo de habilitação e receber orientação da Federação das Empresas Juniores do Estado de Alagoas, Fejea, que fornece aos estudantes suporte operacional, comercial e administrativo para que a empresa funcione.

Avanços

O reitor do Instituto, Carlos Guedes, e o diretor do Ifal Maceió Damião Augusto celebraram juntos a inauguração do Núcleo, como resultado de uma parceria bem sucedida entre o campus e a reitoria do Ifal. Este momento representa a razão de ser da nossa instituição. São os estudantes que nos fazem acordar todos os dias motivados, animados, mesmo diante dos desafios. Não é fácil gerenciar uma instituição com mais de 20 mil estudantes, com pólos no Estado inteiro, um campus centenário enorme como o Campus Maceió e todos os seus desafios. Mas são conquistas como esta, após muito trabalho e realização de espaços físicos e recursos, que nos movem a seguir em frente porque o Ifal representa transformação na vida das pessoas, destacou Carlos Guedes.

O diretor Damião Augusto, em fase final de seu mandato à frente do campus da capital, agradeceu ao engajamento de toda a equipe do Instituto, fundamental para a conquista de resultados transformadores nos últimos anos. Mexemos em tudo. A gente mexeu em todos os espaços físicos desse campus, e o tempo todo é preciso planejar, negociar, realocar. Foi uma grande ressignificação que jamais seria possível se não fosse o trabalho dos servidores da reitoria, do campus e dos nossos funcionários terceirizados. É muita gente envolvida para que tudo funcione, e uma conquista como essa, que vai tão bem preparar os nossos estudantes, resulta desse comprometimento. Minha enorme gratidão!“